Debate sobre Base Nacional Comum Curricular

Publicado por LEHRB, em 06/11/2015

Atualizado em 08/05/2016

O LEHRB está organizando um debate sobre a proposta da Base Nacional Comum Curricular. O documento que propõe a reformulação da Educação Básica está sendo analisado e discutido em todo o país, já que a consulta pública tem como prazo 15 de dezembro.

O evento terá como foco do debate o Ensino de História. Contará com a presença de professores do CAHL/UFRB e professores das escolas públicas.

Dia: 30 de novembro de 2015

Horário: 8 às 12 horas

Local: Auditório da Fundação Hansen – Rua 13 de maio, 13, Centro, Cachoeira-BA

Confira a programação:

8:00 – Introdução: Currículos federais para Ensino de História – breve histórico
Leandro Antonio de Almeida (Professor de História do CAHL/UFRB e Coordenador do LEHRB)
8:30 – Mesa 1: Base Nacional Comum Curricular: Para onde vai o Ensino de História?
Leandro Antonio de Almeida (moderador)
Miranice Moreira da Silva (Professora de História do CAHL/UFRB)
Denis Renan Correia (Professor de História do CAHL/UFRB)
Martha Rosa Figueira Queiroz (Professora de História do CAHL/UFRB)
 Intervalo
 9:30 Mesa 2 – Base Nacional Comum Curricular: A visão da escola
Miranice Moreira da Silva (moderadora)
Rosa Brito (Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual da Cachoeira)
Isaac Tito (Professor de História do Colégio Estadual da Cachoeira)
Maria da Conceição Soares Santana (Professora de História do Colégio Edwaldo Brandão Correia)
 10:30 – Debates

As inscrições para o evento podem ser feitas através deste link. Vagas limitadas à capacidade do Auditório Hansen.

Mais informações através do email: lehrb.ufrb@gmail.com

Veja e curta a página do evento no Facebook.

8 Comentários Publicados

• Maria Auxiliadora Schmidt — 10/11/2015 @ 23:35 pm

Parabéns, Leandro! Um debate com inventário das discussões é muito importante. Gostei muito de você ter publicizado os comentários que já saíram. Não conhecia o da Joelza e, para quem leu o que ela considera como concepção de aprendizagem (ainda respaldada na velha leitura da psicologia genética de Piaget (do tipo – até a adolescência, os estudantes consideram a história como algo exótico) e de onde ela parte para defender que a história tem que ser linear e cronológica, os comentários dela estão absolutamente dentro desta lógica. Quem sabe, o PNLD comece a analisar criticamente as concepções (já consideradas equivocadas pelas recentes pesquisas) de aprendizagem, etc… e poderemos ir avançando mais….

• Leandro Almeida — 13/11/2015 @ 23:09 pm

Maria Auxiliadora, a partir do seu comentário pensei que, antes de discutir uma proposta dessa envergadura e com tamanho impacto como a Base, seria muito importante um grande evento preliminar que tratasse do que significa aprender história hoje. Se nele não houvesse consenso, pelo menos poderia servir para “limpar o terreno” das concepções de aprendizagem histórica já superadas por pesquisas e reflexões teóricas, mas que aparecem nos textos (por vezes muito difundidos) daqueles que escrevem sobre a Base ou sobre currículo. Daí ficaria mais fácil uma comissão se nortear por tais discussões para propor um currículo comum, se for o caso, pois nem essa ideia é consensual entre nós. Independente do resultado final da Consulta, que tende a ser polêmico, a Base está oferecendo uma oportunidade para discutir o Ensino de História e, sobretudo, para mostrar a relevância dessa área e a importância das pesquisas que nela se realizam. Muito obrigado pelo seu comentário e pela oportunidade do diálogo. Grande abraço.

• MARIANGELA — 16/11/2015 @ 20:04 pm

GOSTARIA URGENTE DE FALAR COM A PROFESSORA ROSA BRITO. SOU A FILHA DO DR.WALDEMAR DE ASSIS MENEZES. CACHOEIRANO ILUSTRE E AUTOR DO HINO DO COLÉGIO ESTADUAL DE CACHOEIRA.
    OBRIGADA

• MARIANGELA — 16/11/2015 @ 20:05 pm

MEU EMAIL mariangela965@hotmail.com

• kleber — 17/11/2015 @ 21:45 pm

Boa noite, estou pretendendo 15 estudantes que são Bolsistas ID e de Supervisão do subprojeto PIBID de História do Campus XIV da UNEB.
    Deste modo, gostaria de saber se é necessário inscrição prévia ou qualquer tipo de documentação que seja necessário para efetivar a plena participação e garantia de certificado para nossos bolsistas.
    A previsão de nossa chegada ao Campus será às 08:30h
    Aguardamos retorno.
    Abraços

• Danilo — 26/11/2015 @ 11:03 am

Minha dúvida é a mesma do amigo Kleber de Irecê, sou estudante da FADBA, e pretendo ir juntamente com outros 7 amigos do curso de Pedagogia, nesse é necessário a inscrição prévia para recebermos certificação?

• Debate sobre a BNCC do LEHRB – Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia | Uma Crítica da BNCC-História — 30/11/2015 @ 15:12 pm

[…] Participei hoje de um evento de discussão da BNCC organizado pelo LEHRB – Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia, mais especificamente pelo excelente Prof. Dr. Leandro Almeida, a quem agradeço pelo convite. Aqui a programação do evento e vários comentários sobre Base: https://www3.ufrb.edu.br/lehrb/2015/11/06/debate-bncc/ […]

• Rosiane — 22/01/2016 @ 17:19 pm

Parabéns e muito obrigada pela organização desse material de debate e pesquisa sobre a BNCC. Esperanças de coletividade em tempos tão difíceis.

Deixe sua mensagem

(obrigatório)