Porque as mulheres apanham?

Enquanto você estiver lendo este texto 10 mulheres estarão apanhando.

Imagem: Governo Da Bahia

O machismo é um comportamento expressado por atitudes e opiniões de uma cultura patriarcal dos que que se recusam a acreditar na igualdade entre os gênero, pois são socialmente favorecidos por esse sistema. Sendo assim, o machista é todo homem que acredita que é superior a mulheres. Dentro desse sistema hierárquico, os homens tem liberdade concedida e são socializados para acreditar que representam a força do mundo e por isso tendem a impor suas vontades violentando e silenciando mulheres.

Dentro desse ciclo vicioso onde o sexo masculino tende a controlar tudo e a violência contra mulher quase sempre é justificada pelo comportamento da vítima. Os agressores, quase sempre, são protegidos pelo sistema machista que domina a sociedade. Por isso a violência contra mulher nunca deixa de existir.

“Mais de 70% das mulheres vítimas de violência não denunciam o crime”

“Obedeça caso você queira ter um amor na sua vida”, “Quer ficar solteira?”, “Homem é assim mesmo”. São esses e outros comportamentos que apoiam uma cultura de dependência, mascaradas de apoio que a maioria das mulheres costumam vivenciar com seus parentes e amigos. O principal empecilho para que ocorra a denúncia em caso de violência é o medo que faz com que mais da metade das mulheres que sofrem sejam silenciadas.

A cada cinco minutos uma mulher é agredida no Brasil

Não denunciar a violência contra a mulher é crime. As mulheres continuam a apanhar pelo ciclo vicioso que ocorre quando o homem agride a mulher, o chamado ciclo de violência. Entenda melhor:

A culpa sempre é do homem, nada que a mulher faça ou deixe de fazer justifica violência, seja ela psíquica ou física. Fundamentar a violência ocorrida seja pela roupa que foi usada, pelo prato que não foi lavado, pela comida que não foi feita, pelo mau humor apresentado, é machismo, é errado. Nada, em hipótese alguma, justifica a violência contra a mulher. Não faça parte desse ciclo,  denuncie, disque 180.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *