As Cidades

As cidades de Cachoeira e São Félix, localizadas no Recôncavo da Bahia, às margens do Rio Paraguaçu, cerca de 120 km de Salvador, são berço da independência do Brasil e de manifestações culturais como a capoeira, o samba de roda e festas de caráter religioso como as D’Ajuda e a da Boa Morte, símbolo do sincretismo entre as religiões católica e de origem africana.

Cachoeira, a Cidade Heroica, de acordo com a Lei n° 43 de 13/03/1837, é um município tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1971, quando passou a ser considerada Monumento Nacional por sua importância histórica, por meio do Decreto 68.045 de 18/01/1971.

O mesmo valor histórico é reconhecido em São Félix que, em 4 de novembro de 2010, foi tombada como patrimônio histórico brasileiro, pelo IPHAN. A cidade se estabeleceu no século XVI em função da expansão do porto de Cachoeira, como o ponto de partida da Estrada de Minas. Cortada pela linha do trem, que data de 1876, e ainda está em funcionamento, já foi conhecida como Cidade Industrial pela produção e exportação de charutos.

Para ligar as cidades, foi inaugurada em 1865, a Imperial Ponte D. Pedro II, composta de ferro e lastros de madeira importados da Inglaterra. Hoje, é um dos principais cartões postais dos municípios.

 

 



Social Widgets powered by AB-WebLog.com.