CASA DA CULTURA AMÉRICO SIMAS

A Casa de Cultura de São Félix surgiu no início da década de 1980, quando a população local sentiu a falta de um espaço cultural. O então prefeito, Eduardo José de Macedo, adquiriu um prédio, onde funcionou a antiga fábrica de charutos Dannemann, e doou para ser o centro cultural, dando o nome de Américo Simas, filho de São Félix, considerado um gênio na história brasileira da Engenharia Civil.

As primeiras instalações da Casa foram: lanchonete, arquivo, galeria, posto de informações turísticas, centro de ginástica, teatro, um elevador ainda do tempo da fábrica de charutos em bom estado de funcionamento e uma carpintaria no fundo do prédio.

Bibizona

As primeiras atividades culturais desenvolvidas no espaço foram: exposição de artes plásticas (a galeria ficava na parte superior do prédio, onde o piso era todo de madeira), projeção de filmes culturais exibidos pelo saudoso Cineasta Cachoeirano Arnol Conceição, ensaios e apresentações de grupos culturais, desfiles de modas, recepções de festas, reuniões, cursos profissionalizantes, dentre outras.

A Casa de Cultura também serviu de moradia para a população que ficou desabrigada durante enchentes, que ocorreram na cidade há mais vinte anos. Hoje é solicitada sempre para dar suporte a vários eventos que acontecem no Município, desenvolve atividade de confecção de Cabeçorras (bonecos do folclore local), faixas e placas para inaugurações, cursos como artesanato em lã e ainda faz diversas exposições culturais, além de servir como local para restaurar uma boa parte do mobiliário dos diversos setores da Prefeitura, principalmente os escolares.

 

Grupos Folclóricos da Casa de Cultura Américo Simas (ligado à Prefeitura)

Puxada de Rede;

Bumba-meu-boi;

Mandus;

Cabeçorras;

Quadrilha Junina;

Segura a Velha;

Pastoril;

Paixão de Cristo;

Bibizona (baiana gigante);

Grupo de Baianas.

 

Diretora: Beatriz da Conceição (Bibi)

Fone: 75-3425-2914

Endereço: rua Cel. João Severino da Luz Neto, em frente ao INSS

 

Texto: Valdelice Santos

Traduza o texto/Traduzca el texto/Translate the text



Deixe uma resposta

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.