ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

A Estação Ferroviária da cidade de São Félix – também chamada de Estação Central da Bahia, nome que carrega na sua construção – foi inaugurada em 23 de dezembro de 1881 pelo presidente da província João Lustoso Paranaguá, mesmo ano em que foi concluída a construção da Estrada de Ferro Central do Brasil.

A estação servia de ligação entre a capital da Bahia e todas as cidades da região. Ligava também as cidades do Recôncavo Baiano aos estados de Minas Gerais, Piauí e outros estados do Nordeste. Símbolo do desenvolvimento da cidade, a estação era um importante ponto de escoamento de mercadorias, já que o sistema ferroviário modificou significativamente o sistema de transporte de cargas, antes feito em carros de boi ou em lombo de animais. O transporte ferroviário significou também uma revolução no sistema socioeconômico do Recôncavo da Bahia.

A construção da estação possui características do estilo neoclássico. Um de seus destaques é o grande relógio que ocupa a parte superior externa da estação e que marcava as horas do trem. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (IPHAN).

A Estação Ferroviária de São Félix atualmente encontra-se desativada. A plataforma da parte interna é utilizada na realização de festas e bailes.

Texto e fotos: Celina Pereira

icon-carKML-LogoFullscreen-LogoQR-code-logoGeoJSON-LogoGeoRSS-LogoWikitude-Logo
Estação Ferroviária de São Félix

carregando mapa - por favor aguarde...

Estação Ferroviária de São Félix -12.608537, -38.966859

Traduza o texto/Traduzca el texto/Translate the text



Deixe uma resposta

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.