PROPOSTA DO CONGRESSO

Na busca da ampliação do debate científico e das reflexões sobre o passado e o presente das lusofonias, o Congresso Internacional sobre Culturas se constitui em mais um esforço de continuidade às pesquisas contemporâneas que envolvem os Estudos da Cultura associados aos novos territórios de investigação nas Ciências Sociais e Humanas. Saiba mais

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

O Congresso teve início em 2015, na Universidade da Beira Interior (Portugal), e se reforçou em 2016 e 2017, na Universidade Federal da Bahia (Brasil) e na Universidade do Minho (Portugal). Representa o fortalecimento, internacionalização e a consolidação das relações de cooperação acadêmica, científica e cultural entre as Instituições conveniadas. Saiba mais

TEMA DA IV EDIÇÃO INTERNACIONAL

Com o tema Memória e Sensibilidade: Cenários da experiência cultural contemporânea, o Congresso visa um diálogo entre os processos e atos comunicacionais, bem como relacionar a memória e o esquecimento, ações políticas e estéticas que acionam discussões sobre o papel da comunicação na ativação do passado no presente. Saiba mais

Cachoeira - Bahia - Brasil

21, 22 e 23 de Novembro de 2018

A CIDADE

Cachoeira é uma cidade brasileira localizada na região do Recôncavo da Bahia, às margens do Rio Paraguaçu. Foi um importante centro de produção e porto de escoamento de cana-de-açúcar e fumo, entre os séculos XVIII e XIX. Formatou-se a partir de indígenas, africanos e portugueses, desenvolvendo uma rica identidade cultural e histórica: está presente em sua paisagem arquitetônica de casarios barrocos e igrejas; na culinária regional, como a maniçoba; em manifestações da cultura popular, como os sambas de roda; em celebrações religiosas sincréticas, como a tradicional Festa da Boa Morte; e outros eventos contemporâneos, como a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Dada a sua importância histórica para a independência do Brasil (1822), a capital da Bahia é transferida simbolicamente para Cachoeira uma vez por ano.

UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi fundada em 2006, a segunda universidade federal instituída no Estado da Bahia. Sua administração central fica na cidade baiana de Cruz das Almas, antigo campus da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, cuja existência remonta o Imperial Instituto Bahiano de Agricultura, criado em 1859 por Dom Pedro I. A UFRB dispõe de 32 cursos de graduação, dois doutorados, sete mestrados acadêmicos, dois mestrados profissionais e vários cursos de especialização, distribuídos entre os campi localizados em seis cidades do interior da Bahia.

CAHL

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) é uma unidade da UFRB em Cachoeira. Funcionam os bacharelados em Artes Visuais, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, História, Museologia e Serviço Social; licenciatura em História; e tecnológico em Gestão Pública. O CAHL comporta, ainda, os mestrados Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento; Mídia e Formatos Narrativos; História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas; e as especializações em História da África, da Cultura Negra e do Negro no Brasil; e em Teorias e Métodos da História.

PPGCOM

O Mestrado em Comunicação do PPGCOM/UFRB reflete sobre as transversalidades que, no campo comunicacional, geram reconfigurações nos fenômenos sociais, artísticos e culturais. Sua área de concentração em Mídia e Formatos Narrativos possui as linhas de pesquisa Comunicação e memória e Mídia e sensibilidades. Visa o desenvolvimento de pesquisas e reflexões que compreendam as disputas simbólicas, discursivas e políticas, travadas no campo comunicacional em torno da memória, bem como os processos de produção de sentido e a matriz sensível que constitui esses fenômenos.