CHAMADA DE TRABALHOS (encerrada)

Afetando todos os domínios da vida em sociedade, a comunicação é hoje um fenômeno profundamente vinculado à expressão e definição das culturas contemporâneas, extrapolando a esfera específica dos produtos e se correlacionando aos processos de constituição da memória social com o campo dos afetos e das sensibilidades. Assim, o PPGCOM da UFRB convida a comunidade científica das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Letras a participarem do IV Congresso Internacional sobre Culturas, que terá como tema Memória e Sensibilidade: Cenários da experiência cultural contemporânea.

GRUPOS DE TRABALHO

As propostas poderão ser submetidas por Estudantes de Pós-graduação, Mestres e Doutores aos seguintes GTs:

Cultura, comunicação e arte

O grupo de trabalho propõe refletir sobre a relação entre os meios de comunicação, a política e a sociedade, explorando os usos e as potencialidades da produção imagética e artística, a conceitualização da arte digital, e a relação entre a comunicação, a arte e a cultura.

Coordenação: Marilei Fioreli (UFRB-BR), Marynize Prates (UFBA-BR), Mirian Tavares (UALG-PT)

Cultura, moda e estilos de vida

O grupo de trabalho pretende lançar um olhar inter-relacional sobre a moda, a cultura e a comunicação, destacando a dimensão artística da moda, a partir das potencialidades que fazem da criação um campo de construções/invenções dos estilos de vida e modos de estar no mundo.

Coordenação: Carol Barreto (UFBA-BR), Catarina Moura (UBI-PT), Renata Pitombo (UFRB-BR)

Cultura e desenvolvimento

Este grupo de trabalho acolhe propostas sobre a relação entre cultura e desenvolvimento, tais como: estudos socioeconômicos da cultura, economia da cultura, economia criativa, indústrias criativas, cidades criativas, indústrias culturais, indicadores culturais, estatísticas culturais, diversidade cultural e desenvolvimento, consumo de bens e serviços culturais, comércio internacional de bens e serviços culturais, cultura e propriedade intelectual.

Coordenação: Adriano Sampaio (UFBA-BR), Daniele Canedo (UFRB-BR), Paulo Miguez (UFBA-BR)

Culturas do tempo, memórias e patrimônio

Neste grupo de trabalho são acolhidas propostas que analisem a temporalidade dos processos de reconfiguração social da cultura, particularmente as percepções e os usos do tempo, as mitopoéticas das redes de sociabilidade, as mobilidades virtuais e os novos imaginários sociais. Bem como a construção da memória cultural na interação dos públicos com artefatos, celebrações, símbolos e filmes; sobre a análise de produtos e acontecimentos que podem desencadear a nossa memória, como festas, rituais, guerras, histórias e textos; e, ainda, sobre o património artístico e cultural.

Coordenação: Edilene Matos (UFBA-BR), Herica Lene (UFRB-BR), Urbano Sidoncha (UBI-PT)

Cultura, imagem e poder

Este grupo de trabalho procura reunir os investigadores que, em diferentes domínios disciplinares, se ocupam das relações entre as imagens e o poder simbólico, promovendo a troca de experiências e a partilha de projetos no âmbito dos estudos da cultura visual. Estudos na área do cinema, da televisão, da fotografia, a história das mídias visuais, as práticas sociais dos média visuais, artes visuais e estética, comunicação visual e redes sociais são alguns dos temas explorados.

Coordenação: Annamaria Jatobá Palacios (UFBA-BR), Moisés de Lemos Martins (UMINHO-PT), Rita Aragão (UFBA-BR)

Estudos pós-coloniais e lusofonias

São aceites neste grupo de trabalho, propostas que incidam sobre as narrativas relativas a comunidades transnacionais e transcontinentais em espaços geoculturalmente alargados; também as propostas sobre política da língua e da comunicação; e ainda, as propostas que interroguem a complexidade do movimento de interpenetração das culturas, com relevo para o estudo da imprensa colonial e pós-colonial.

Coordenação: Ângela Figueiredo (UFRB-BR), Maurício Matos (UFBA-BR), Rosa Cabecinhas (UMINHO-PT)

Cultura, diversidades, gênero e sexualidades

Este grupo de trabalho acolhe propostas sobre diversidades sexuais e de gênero. Dentro deste espectro incluem-se, por exemplo, as análises de produtos culturais sobre as representações de género e das sexualidades; a discussão sobre os movimentos sociais, ativismos queer e as políticas públicas, identitárias e pós-identitárias; a representação política e as construções mediáticas das feminilidades e masculinidades.

Coordenação:  Ana Catarina Pereira (UBI-PT), Linda Rubim (UFBA-BR), Suzana Maia (UFRB-BR)

Comunicação, democracia e cidadania

Este grupo de trabalho aceita propostas que explorem o papel das mídias na promoção da diversidade e da participação plural dos cidadãos na construção do espaço público. As pesquisas podem ter como objeto os discursos mediáticos, o jornalismo, o serviço público de média e a publicidade.

Coordenação: Giovandro Ferreira (UFBA-BR), Jussara Maia (UFRB-BR), Sérgio Mattos (UFRB-BR)

Políticas e gestão da cultura e da comunicação

Este grupo de trabalho aceita propostas que explorem as políticas de produção, difusão e gestão da comunicação e da cultura, acolhendo trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos sobre políticas culturais que tratam de diversas dimensões, tais como: noções utilizadas; formulações, ações e objetivos; atores envolvidos; públicos pretendidos; recursos humanos, materiais financeiros e legais acionados; sistematicidade, interfaces e transversalidades. Abrange políticas para a criação, difusão, circulação, cooperação, reflexão, preservação, recepção, produção e gestão da cultura.

Coordenação: Albino Rubim (UFBA-BR), Joaquim Paulo Serra (UBI-PT), José Roberto Severino (UFBA-BR), Mariella Pitombo (UFRB-BR)

Cultura, comunicação e tecnologias

O grupo de trabalho acolhe propostas que analisem aspetos relacionados com as políticas e práticas do uso das tecnologias e das redes sociais no mundo contemporâneo. Têm também enquadramento neste grupo propostas que discutam o impacto das tecnologias de comunicação na redefinição de linguagens e modos de interação social.

Coordenação: Danillo Barata (UFRB-BR), Messias Bandeira (UFBA-BR)