Maratona de Empreendedorismo da UFRB

REGULAMENTO

1. APRESENTAÇÃO

A Coordenação de Criação e Inovação da UFRB (CINOVA), em parceria com as empresas juniores da UFRB, o Ramo Estudantil IEEE UFRB e o Grupo GEGN UFRB, torna público e convida os alunos da UFRB a apresentarem propostas de negócios para a Maratona de Empreendedorismo Universitária que ocorrerá no Simpósio de Empreendedorismo e Inovação do Recôncavo (SEIRECON), conforme as regras estabelecidas neste Regulamento.

2. DO OBJETIVO

A Maratona de Empreendedorismo da UFRB é um concurso de propostas de negócios inovadores voltado para os estudantes da UFRB que tem como objetivo despertar a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor que existem nos estudantes da UFRB através de uma competição de idéias de negócios. Além deste, ampliar o networking e oportunizar a troca e a construção de conhecimentos.

3. DOS PARTICIPANTES

Poderão participar da Maratona de Empreendedorismo da UFRB somente estudantes de graduação e pós-graduação da UFRB, regularmente matriculados, que tenham uma nova proposta de negócio.

As equipes deverão ser compostas por 2 (dois) a 5 (cinco) participantes. É obrigatória a participação de cada membro da equipe em pelo menos uma das oficinas que serão realizadas no dia 12 de novembro, das 8:00 as 17:00, conforme programação divulgada no SEIRECON (www.ufrb.edu.br/seirecon).

4. DAS PROPOSTAS DE NOVOS NEGÓCIOS

A proposta deverá estar relacionada a qualquer área de negócio. No entanto, orienta-se que sejam priorizadas as seguintes áreas: Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência artificial e machine learning; Internet das coisas (IoT); Manufatura avançada e robótica; Mecânica e mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos materiais; Realidade aumentada; Realidade virtual; Segurança, Privacidade e Dados; Tecnologia Social; e Tecnologia da Informação (TI), Telecom.

A nova proposta de negócio deverá ser descrita na ficha de inscrição disponível em https://forms.gle/c1H5GRECmdVDKBvX7,

Serão solicitadas as seguintes informações: (1) problema real da sociedade que a equipe está buscando resolver; (2) como esse problema é resolvido atualmente; (3) descrição da proposta do negócio; (4) caráter inovador da proposta; (5) experiências e habilidades dos integrantes da equipe para a execução da proposta.

5. DA INSCRIÇÃO

Os participantes, organizados em equipes de 2 (dois) a 5 (cinco) componentes, deverão submeter suas propostas de negócio entre 08:00 do dia 28 de outubro e 18:00 do dia 06 de novembro, por formulário eletrônico disponível na página do evento em https://forms.gle/c1H5GRECmdVDKBvX7,

Cada participante poderá participar de uma única equipe e cada equipe poderá submeter somente uma proposta de negócio. Caso a mesma equipe envie mais de uma proposta, somente a proposta mais recente será considerada.

Ao preencherem o formulário eletrônico, os participantes declaram que: as descrições da proposta de negócio submetida são de autoria exclusiva dos participantes; seus dados pessoais são verdadeiros e próprios; e se submetem as regras contidas neste regulamento.

6. DA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS SUBMETIDAS

O processo de seleção será realizado pela equipe SEIRECON que selecionará até 10 (dez) projetos, sendo considerados como critérios de avaliação: (I) a nova proposta de negócio: clareza na descrição da proposta, a oportunidade de negócio e o potencial inovador e (II) competências da equipe para desenvolver o novo negócio. A seleção dos 10 projetos ocorrerá até o dia 11/08/2019.

7. DA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS

A avaliação das equipes ocorrerá por meio de uma apresentação em formato de pitch, com duração máxima de 5 minutos. Sugere-se que seja seguido o passo a passo do vídeo “Pitch: o que é? Como estruturar?” do Programa Centelha, hospedado no link https://www.youtube.com/watch?v=JlZZXY2peQ4.

As propostas serão avaliadas por uma banca de avaliadores conforme os seguintes critérios:

  1. Apresentação e domínio do tema (10 pontos)
  2. Oportunidade de negócio e seu impacto (20 pontos)
  3. Delimitação e potencial do segmento de clientes (10 pontos)
  4. Proposta de produto/serviço: adequação, diferencial e inovação (30 pontos)
  5. Viabilidade econômica, rentabilidade e perspectiva de crescimento (20 pontos)
  6. Histórico e potencial da equipe (10 pontos)

As três propostas com maior pontuação serão classificadas como primeiro, segundo e terceiro lugar da Maratona e receberão a premiação conforme item “9” do presente regulamento.

8. SOBRE A ESTRUTURA DA MARATONA

A Maratona de Empreendedorismo da UFRB contemplará atividades presenciais, realizadas nos dias 12 e 13 de novembro, durante o Simpósio de Empreendedorismo e Inovação do Recôncavo (SEIRECON), totalizando 24h.

A mentoria será realizada no dia 13 de novembro, às 10h e às 15h, conforme programação divulgada no SEIRECON, por empreendedores, profissionais e pesquisadores da UFRB e de mercado.

A apresentação dos pitchs ocorrerá no encontro final chamado Pitch Night, que será realizado no dia 13 de novembro, das 19:00 às 20:30, no auditório da Biblioteca da UFRB, campus Cruz das Almas. Todas as equipes devem estar presentes no local pontualmente as 18:30.

9. PREMIAÇÃO

Todas as equipes com propostas participantes receberão certificação de participação da Maratona equivalente a 24 horas de atividades.

No Pitch Night serão reconhecidos três destaques: 1º, 2º e 3º lugares, que serão classificados a partir dos critérios de avaliação descritos no item 7.

10. SOBRE AS DISPOSIÇÕES GERAIS

A participação na Maratona de Empreendedorismo implica a aceitação integral do presente regulamento.

Os participantes da Maratona de Empreendedorismo da UFRB 2019 concordam em conceder entrevistas e participar de pesquisas e reportagens que por ventura sejam solicitadas pela equipe da coordenação da atividade. Também autorizam a Organização da Maratona a veicular as imagens e som de voz oriundas das atividades nos diversos tipos de mídia.

Os projetos destaque comprometem-se a mencionar e divulgar – em qualquer espécie de mídia e eventos – o nome dos realizadores e parceiros da Maratona.