Minicursos

Informamos que, em virtude de não termos alcançado o número mínimo de inscritos nos minicursos – condicionalidade para realização, não haverá oferta dos mesmos na programação Pré-Simpósio.

Data: todos os minicursos acontecerão no dia 07 de junho de 2017 (Quinta-feira), das 08 as 17h.

Inscrições: o interessado deve enviar email para simposiodeeducacaonasaude@gmail.com, com assunto MINICURSO, contendo no corpo do email Nome completo, CPF, comprovante de pagamento da GRU e nome(s) do(s) curso(s) desejados. A lista de minicursos x inscritos será divulgada no dia 06 de junho (12h a.m.) após encerramento de prazo das inscrições dos minicursos.

Programação Pré-simpósio | Minicurso

1. Metodologias Ativas em Preceptoria no SUS: estratégias didático-pedagógicas para a formação em saúde.
    Facilitadores: Profª. Ma. Ionara Magalhães de Souza (UFRB) e Profª. Ma. Camila Torres da Paz (FAMAM)
    Objetivo: promover a formação de profissionais de saúde, tendo como eixo a utilização de metodologias ativas, com vistas ao desenvolvimento de competências para o fortalecimento da gestão da clínica, gestão do trabalho em saúde, educação na saúde e qualidade da atenção no âmbito do Sistema Único de Saúde.
    Público-alvo: estudantes, professores e profissionais de saúde | Vagas: 20 | 08 as 12h 13 as 17h
  2. Suavidade de ser como uma perspectiva de educação em Saúde para o cuidado humano
    Facilitadores: Profª. Drª. Cláudia Feio da Maia Lima (UFRB) e Prof. Dr. George Mariane Soares Santana (UFRB)
    Objetivo: sensibilizar profissionais de saúde a identificar possibilidades de condução na formação em saúde para o cuidado humano.
    Público alvo: profissionais de saúde e estudantes | Vagas: 20 | 08 as 12h
  3. Shantala – massagem indiana para bebês
    Facilitadora: Prof. Ma. Carolina Magalhães (UFRB)
    Objetivo: apresentar a Shantala (técnicas, história, benefícios) enquanto prática integrativa utilizada na assistência a saúde para proporcionar uma relação mais afetiva para o trinômio mãe-pai-filho. A Shantala é uma técnica de massagem milenar realizada em bebês, descoberta pelo médico francês Frederick Leboyer quando fazia uma visita pela Índia. Popularmente é conhecida devido aos seus benefícios como a tranquilidade, a afetividade entre mãe e filho e o fortalecimento do vínculo entre eles. Obs:. Levar boneco para simulação da técnica.
    Público-alvo: profissionais de saúde, professores e estudantes | Vaga: 20 | 08 as 12h
  4. Propriedades funcionais do Kefir e elaboração de produtos com matéria-primas regionais
    Facilitadora: Adriana Nascimento, Ana Gabriela Freitas Barbosa, Jéssica da Silva Santos, Maiane Paris Pirôpo de Oliveira | Prof. Dr. Ferlando Silva Santos (UFRB) – orientador.
    Objetivo: i) Disseminar os beneícios do Kefir e propagar sua utilização na vida das pessoas; ii) Discorrer sobre mitos e verdades em torno do Kefir e iii) degustar preparações a base de Kefir;
    Público-alvo: profissionais de saúde, professores e estudantes | Vaga: 20 | 13 as 17h
  5. Práticas integrativas e complementares no SUS: Reflexologia no cotidiano da Atenção Primária em saúde
    Facilitadora: Msc. Carlos Eduardo Tabosa Lopes.

Inscrição nos Minicursos

Os minicursos acontecerão na manhã e a tarde do dia 07 de junho, no prédio de aulas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Ciências da Saúde – CCS. Terão duração de 4 e 8 horas. É possível que cada participante se inscreva em até dois cursos com duração de 4h, desde que não sejam oferecidos no mesmo turno.

Todos os minicursos têm vagas limitadas, mínimo de 12 e máximo de 20 inscritos, que serão distribuídas mediante confirmação de inscrição pelo site. A realização dos minicursos fica condicionada a existência do número mínimo de inscritos (12). O participante deve se inscrever pelo site do simpósio a partir do dia 15/05/2018 até o dia 06/06/2018, às 12h00 (a.m.).

A comissão organizadora decidiu oferecer gratuidade na inscrição dos minicursos para os inscritos no Simpósio, devendo, quem fez o pagamento da GRU referente aos minicursos, antecipadamente, retirar o valor na secretaria do evento no período de sua realização mediante apresentação do comprovante de pagamento da GRU e documento pessoal com foto.

No dia 07 de junho de 2018, NÃO serão realizadas inscrições para os minicursos.

O credenciamento será realizado no hall no prédio de aulas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde – CCS, no horário de 07:00 às 08:00. Aos cursistas, será oferecido certificado de participação.

Maiores informações podem ser solicitadas mediante o endereço de e-mail: simposiodeeducacaonasaude@gmail.com