O Evento

O “Seminário Múltiplas Infâncias: o brincar como articulador das experiências infantis” é uma proposição do Programa de Extensão: Brinquedoteca Cirandas do Saber com parcerias com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com a “Casa da Mãe” de Amargosa – Bahia a partir dos desdobramentos da Semana Mundial do Brincar.

Este seminário tem como proposição celebrar o brincar livre como um meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e permitir que elas possam vivenciar a sua criatividade e a sua imaginação, bem como estabelecer um espaço de diálogo sobre o brincar com professores da Educação Básica e estudantes de Pedagogia do CFP. Busca possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças. Afinal, as primeiras interações entre crianças acontecem durante vivências lúdicas. Sendo assim, conviver, se relacionar e brincar com pessoas de realidades diferentes estimula o desenvolvimento da empatia que só o contato humano pode proporcionar.

Estão previstas duas Conferências (uma de abertura e outra de encerramento) proferidas por pesquisadores da infância, além de rodas de conversas com crianças, professores e estudantes de Pedagogia do CFP.