O Evento

Apresentação

A Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, (RECONCITEC) que em 2019 estará na quinta edição, está fortalecida no âmbito do Recôncavo, com um público cativo e que aumenta a cada edição.

A RECONCITEC visa à difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do Recôncavo Baiano. Objetiva ainda propiciar o intercâmbio da ciência e a aplicabilidade de resultados científicos e tecnológicos e elaborar estratégias para a promoção do desenvolvimento do Recôncavo da Bahia.

Esta edição traz como tema: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável na Bahia, baseado na temática da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). É um tema bastante adequado à diversidade natural da Bahia, visto a quantidade de biomas e geração de recursos e desenvolvimento. A bioeconomia também é um tema aderente aos objetivos de desenvolvimento sustentável, temática que têm ocupado os espaços de debate tanto no ambiente acadêmico quanto social.

Concomitantemente à V RECONCITEC, ocorrerão o XIII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP), o IV Simpósio de Extensão, o II Seminário de Permanência Estudantil e a VII Feira Acadêmica de Economia Solidária (VII FAESOL) tornando-se um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa e extensão da UFRB e também de apresentação das ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e público externo, pesquisadores de Institutos, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

Nesse ano, a nossa proposta é a discussão de temas, com vistas à formação de uma massa crítica e transformadora da realidade, enquanto estratégia de discutir a formação acadêmica a partir dos princípios educativos que integram o ensino, a extensão, a pesquisa e a permanência.

Tema:

Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável na Bahia

Data:

16 e 17 de outubro de 2019

Local:

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cruz das Almas

Público-Alvo:

Discentes, Docentes e Técnicos da UFRB e das instituições parceiras

Objetivo:

O objetivo é elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento social, científico e tecnológico do Recôncavo da Bahia com uma programação que contempla a temática relacionada às questões locais, concentrando discussões sobre o Desenvolvimento Sustentável na Bahia em consonância com o objeto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019.

Eventos Paralelos:

O II Seminário de Permanência Estudantil, que ocorrerá em 2019, visa apresentar os trabalhos e discutir sobre as ações constituintes do conjunto de políticas que têm o propósito de articular, formular e implementar políticas e práticas de democratização relativas ao ingresso, permanência e pós-permanência estudantil no ensino superior, de forma dialógica e articulada com os vários segmentos contemplados por estas políticas, pondo em prática uma ação de co-responsabilidade e mutualidade no trato com as demandas da comunidade acadêmica.

O IV Simpósio de Extensão da UFRB que ocorrerá em 2019 visa colocar em debate a importância da extensão no desenvolvimento do ensino superior e da educação brasileira de maneira integrada com o ensino e a pesquisa universitária, como forma de reforçar o compromisso social da universidade e contribuir para formulação de políticas que atendam anseios sociais por meio da relação das atividades acadêmicas na relação com o território. Entre as temáticas, destacam-se a cultura, a curricularização da extensão, as tecnologias sociais e os direitos humanos, com o envolvimento de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX/UFRB) e do Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT/UFRB).

A VII Feira Acadêmica de Economia Solidária (VII FAESOL) em 2019 estará na sétima edição, tendo o objetivo de difundir a economia solidária, com vistas à interação entre a comunidade acadêmica da UFRB com artesãs, trabalhadores/as de empreendimentos econômicos e solidários e produtores de orgânicos.

O Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP) em 2019 estará na décima terceira edição e visa congregar a comunidade da Universidade (discentes, docentes e pesquisadores) para apresentação e debate das pesquisas da Graduação, Pós-Graduação e dos Grupos de Pesquisa da UFRB.