Platão e as aulas de filosofia no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v10i2.608

Palavras-chave:

Ensino Médio; Filosofia; Platão.

Resumo

O artigo apresenta e desenvolve duas questões: as aulas de filosofia no ensino médio brasileiro e a filosofia de Platão. A primeira questão é trabalhada mais como consequência prática profissional, todavia, não abstendo-se de significativas contribuições teóricas. A segunda questão, ou seja, a filosofia de Platão, resulta de pesquisa acerca do filósofo ateniense, no que pode-se encontrar em sua extensa produção, e que venha diretamente a contribuir com a prática docente de profissionais de filosofia, que atuam, sobretudo, no magistério de educação básica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Rodrigues Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Rio Grande do sul, Brasil.Professor de filosofia na educação básica.

Referências

BIRMAN, J. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

GALLO, S. Deleuze e a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do sujeito. Curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad., Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HUSSAK, P. (org.) Pensando a Formação: escritos sobre filosofia e educação. Rio de Janeiro: EDUR: NAU, 2009.

KOHAN, W. O. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Coleção Ensino de Filosofia)

LÉVY, P. O que é Virtual? Trad., Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

LÉVY, P. Cibercultura. Trad., Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 199

PLATÃO. O primeiro Alcibíades. Trad., Carlos Alberto Nunes. Pará: Universidade Federal do Pará, 1975.

PLATÃO. Leis e Epínomis. Trad., Carlos Alberto Nunes. v. XII – XIII. Pará: Universidade Federal do Pará, 1980.

PLATÃO. Diálogos: Sofista e Político. Trad., Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

REALE, G. O Saber dos Antigos: terapia para os tempos atuais. Trad., Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

RUSSELL, Bertrand. Os Problemas da Filosofia. Trad., Introd., e notas, Desidério Murcho. Portugal: Edições 70, 2008.

TRABATTONI, F. Platão. Trad., Rineu Quinalia. São Paulo: Annablume, 2010. (Coleção Archai: as origens do pensamento ocidental, 2).

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

ROCHA, Gabriel Rodrigues. Platão e as aulas de filosofia no ensino médio. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 226–241, 2014. DOI: 10.31977/grirfi.v10i2.608. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/608. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos