Linguagem e poder: contribuições de Deleuze e Fairclough
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v10i2.618Palavras-chave:
Linguagem; Poder; Fairclough; Deleuze e Guattari.Resumo
O foco deste artigo é realçar as contribuições de Deleuze e Guattari (1995) sobre a linguagem, e como se articula com o legado de Canetti (2005) e as noções de palavras de ordem, discurso indireto – além dos conceitos mais conhecidos de agenciamento, imanência e a formação de saber. Além disso, explica-se a relação entre o discurso e o poder, tal como é compreendida por Fairclough (1989 e 2001) e a conexão que o poder tem com as estruturas sociais. A aproximação entre a linguagem e o poder foi contemplada por esses autores a partir de uma perspectiva diferente, enquanto Deleuze e Guattari (1995) voltavam-se para o poder imanente da linguagem, Fairclough (1989 e 2001) focou no poder existente a partir da relação entre o discurso e a estrutura social.
Downloads
Referências
CANETTI, Elias. Massa e Poder. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CHOULIARAKI, Lilie; Fairclough, Norman. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2013.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.2. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. New York: Longman, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...