A ascese radical da filosofia schopenhaueriana e a proposta salvífica do cristianismo

Autores

  • Jefferson Silveira Teodoro Faculdades Integradas Machado Sobrinho (FEMS)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v11i1.639

Palavras-chave:

Cristianismo; Schopenhauer; Libertação.

Resumo

 Este trabalho tem como foco a filosofia de Schopenhauer em comparação com a proposta salvífica do cristianismo. Os grandes filósofos metafísicos que precederam Schopenhauer identificaram o objetivo maior do espírito com a realização de sua plenitude. Esta é indicada, paralelamente, no campo religioso, a partir da aproximação do homem com Deus. A novidade que este texto pretende apontar é que, diferentemente da tradição filosófica e religiosa do Ocidente, Schopenhauer realizou em sua metafísica um caminho para o espírito humano no qual a sua “libertação” não coincide com a plenitude do espírito. Para este filósofo a libertação é atingida a partir de uma ascese radical, na medida em que propõe a mortificação/ aniquilação do ser como um todo. É um caminho que passa pela busca da nulidade da Vontade, visando sua suprema aniquilação.

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Biografia do Autor

Jefferson Silveira Teodoro, Faculdades Integradas Machado Sobrinho (FEMS)

Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais – Brasil. Professor nas Faculdades Integradas Machado Sobrinho (FEMS), Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil. 

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Publicado

2015-06-15

Como Citar

TEODORO, Jefferson Silveira. A ascese radical da filosofia schopenhaueriana e a proposta salvífica do cristianismo. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 116–132, 2015. DOI: 10.31977/grirfi.v11i1.639. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/639. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos