Educação do Campo e o Contexto das Classes Multisseriadas: Um Olhar a Partir do Projeto Político Pedagógico da Escola
Palavras-chave:
Educação do Campo, Projeto Político Pedagógico, Classes MultisseriadasResumo
O presente artigo traz a análise do Projeto Político Pedagógico-PPP de uma escola do campo, multisseriada, de um dos municípios do Recôncavo da Bahia. Esta experiência faz parte das atividades desenvolvidas no Programa de Bolsas de Iniciação á Docência-PIBID, da linhas: Organização do Trabalho Pedagógico nas Classes Multisseriadas. Utilizamos como técnica de pesquisa e suporte metodológico a análise documental. Compreendendo que o Projeto Político Pedagógico é um instrumento que exprime a autonomia da escola, porém é preciso que ele seja um documento vivo e não apenas um documento burocrático para cumprir as exigências do sistema educacional. Acredita-se que o Projeto Político Pedagógico se constitui num importante instrumento capaz de promover propostas que consigam romper com a negação de direitos que foram apregoados pela lógica dos grandes latifundiários ás escolas do campo. Negligenciar a forma de organização, multisseriada, de uma escola significa continuar reproduzindo neste contexto, uma cultura urbano-industrial seriada que contribui para a fragmentação do conhecimento, precarização da multissérie e possivelmente a tradição do fracasso escolar. Nesse sentido, é de suma importância que o PPP das escolas do campo dialogue com a cultura camponesa e com os modos de produção da vida que se configura nesse contexto, a fim de que possa contribuir na construção das identidades locais dos sujeitos, ajudando-os a compreender crítica e politicamente o mundo que os cerca. A materialização dos pressupostos legais é a garantia de sua efetivação.
Downloads
Referências
BRASIL. Parecer 036/2001 CEB/CNE sobre as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC, 2001.
_____________. Política Nacional de Educação na Reforma Agrária (Decreto nº 7.352, 04/11/2010).
_____________. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo. (RESOLUÇÃO CNE/CEB 1, 03/04/2002). Brasília: MEC, 2006.
BRASIL. Parecer CNE/CEB 023/2007 que estabelece Orientações para o atendimento da Educação do Campo. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Resolução 01/2002 CEB/CNE, que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC, 2002.
CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. Currículo sem fronteiras, V. 3, Nº 1, P. 60-81, jan/jun, 2003.
______________. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Disponível em: . Acesso em: 20 novembro 2014.
CONCEIÇÃO, C. C. S.; BARRETO, J. S.; LIMA, S. L. S. A Cultura e sua Inserção nos Currículos das Escolas do Campo em Amargosa/Ba. IN: Anais do II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo" e a "IV Jornada de Educação Especial no Campo, de 15 a 18 de outubro de 2013.
HAGE, G. A. M. A Multissérie em pauta: para transgredir o Paradigma Seriado nas Escolas do Campo. Disponível em: <http://www.des.faced.ufba.br/educacampo/escola_ativa/multisserie_pauta_salomao_hage>. Acesso em: 10 de novembro de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.