Tarsila do Amaral e o movimento modernista em São Paulo

Autores

  • Patricia Maria Santos UNISA - Universidade de Santo Amaro

Palavras-chave:

Tarsila do Amaral, Modernismo, Sociedade Brasileira

Resumo

Este artigo analisa as obras de Tarsila do Amaral produzidas na década de 1920 em relação as representações do Brasil e de brasileiros na vigência do movimento modernista em São Paulo. Os objetivos propostos pretenderam compreender a sociedade e o cotidiano da década de 1920 em São Paulo, bem como identificar nas obras da artista evidências que permitam perceber as transformações processadas, seus acontecimento e desfechos. A partir do balanço historiográfico as obras A Negra, Abaporu, Antropofagia analisadas permitem considerar a ruptura com a antiga representação do negro e do índio, que emergem como elementos centrais nessa fase do trabalho da pintora. Em última instancia, contribui para o uso de obras de arte como fonte para a pesquisa em história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVELINO, Yvone Dias; MORENO, Tânia Maria; GONÇALVES, Adilson José. Arte Urbana e Reminiscências Rurais na Obra de Tarsila do Amaral. Proj. História, São Paulo. 19 nov 1999.

BRITO, Mário da Silva. História do Modernismo Brasileiro – I: antecedentes da Semana de Arte Moderna. 6 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

CRIPPA, Giulia. O grotesco como estratégia de afirmação da produção pictórica feminina. Florianópolis: Revista de estudos feministas, 2003.

FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa: elementos estruturais de sociologia da arte. In_____. Introdução. São Paulo: Perspectiva, 1973.

GOTLIB, Nádia Battella. Tarsila do Amaral: a musa radiante. São Paulo: Brasiliense, 1983.

HUEVA, Lucia Helena. Modernismo Brasileiro e Vanguarda. 2 ed. São Paulo: Ática, 1989.

REZENDE, Neide. A Semana de Arte Moderna. São Paulo: Ática, 1993.

SANT’ANNA-MULLER, Mara Rubia; POELKING, Cristiane. Nacionais e Modernos: o discurso da identidade brasileira na obra de Tarsila do Amaral. Disponível em: http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume4/numero1/moda/nacionaisemod.pdf. Acesso em: 18 out. 2013, 00:23.

Downloads

Publicado

2015-03-11