O exercício da docência: experiência de estágio com a aplicação da lei 11.645/2008

Autores

  • Lívia Côrtes

Palavras-chave:

Formação inicial, II Edição. Apresentação. História.com., Ensino de História, Lei 11.645/2008

Resumo

Este artigo configura-se como relato do estágio proposto na disciplina de Metodologia e Prática do Ensino de História II na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campi Vitória da Conquista - BA em que, ao longo deste período de formação inicial, foram debatidas as problemáticas do ensino de História no fazer-se professor de História, como também os desafios da aprendizagem histórica e da aplicação da metodologia de aula oficina. Dessa forma, considerações sobre o processo de estágio, o ensino de História e a prática da Lei 11.645/2008 no que compete ao ensino de História Indígena são abordagens pontuadas nesta produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Côrtes

Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9982123239171650

Referências

FONSECA, Selva Guimarães. Como nos tornamos professores de História – A formação inicial e continuada. In: Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. - Campinas- SP: Papirus. 2003.

MONTEIRO, Ana Maria. A prática de ensino e a produção de saberes na escola. LEPEH/URFJ. s/d. Disponível em < http://www.lepeh.fe.ufrj.br/index.php/fica-dica/textos-livros/8-a-pratica-de-ensino-e-a-producao-de-saberes-na-escola> Acesso em agosto de 2014.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

SEFFNER, Fernando. Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no território do ensino de História. In: BARROSO, Vera Lucia M. et all. Porto Alegre: Est. Exclamação – Anpuh/RS, 2010.

PEREIRA, Jean Carlos Cerqueira. O ensino de história nas séries iniciais. Jornada HISTEDBR. Campinas, SP, Vol. 2, nº 2, Jul/2011.

BARCA, Isabel. Aula oficina: do Projeto à avaliação. In: Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED)/ Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004, p. 131-144.

SILVA, Edson. O ensino de História Indígena: possibilidades, exigência e desafios com base na Lei 11.645/2008. Dossiê: Ensino de História Indígena - Revista História Hoje, vol. 1, nº 2. Biênio: agosto de 2011 a julho de 2013.

JESUS, Zeneide Rios de. Povos indígenas e história do Brasil: invisibilidade, silenciamento, violência e preconceito. XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH, São Paulo, julho de 2011.

OLIVEIRA, Renata Ferreira de. Índios Paneleiros do Planalto da Conquista: do massacre e o (quase) extermínio aos dias atuais. Dissertação (mestrado). Salvador, 2012.

Downloads

Publicado

2015-03-11

Edição

Seção

História na Sala de Aula