Disputas entre a agricultura e a criação de gados no Cariri cearense da segunda metade do século XIX: o liberalismo de João Brígido e o jornal O Araripe.

Autores

  • Hugo Eduardo Cavalcante Graduando em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

Resumo

A região do Cariri cearense foi perpassada por diversas disputas e conflitos na segunda metade do século XIX. Formulada a partir dos discursos sobre um “oásis”, era dada para a prática da agricultura uma importância maior do que para a pecuária, que além de estar em segundo plano, era tida como uma “praga” por destruir as lavouras. Nesse contexto, a imprensa foi tida como ferramenta da ideologia senhorial para difundir as ideias liberais presentes na região desde o início dos oitocentos. O presente artigo analisa os discursos do jornal O Araripe acerca dessas disputas na esfera econômica produtiva e o cotidiano, nos seus conflitos, a partir de processos criminais. Assim, nos discursos senhoriais se envolviam o amplo leque de trabalhadores livres, libertos e escravizados da região. Os documentos analisados estão no Centro de Documentação do Cariri – CEDOCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Eduardo Cavalcante, Graduando em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

Pesquisador do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA -, atuando na linha de pesquisa "Trabalho, Economia e Sociedade".

Downloads

Publicado

2018-05-27