A História aliada ao cinema: como eram os deuses do Egito Antigo?

Autores

  • Wilson Oliveira Badaró UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Egito Antigo, História e Cinema, História da África.

Resumo

A resenha discute a obra fílmica em questão - Os deuses do Egito - e traz uma proposta de fazer dialogar diferentes interpretações históricas, disponíveis devido aos avanços historiográficos sobre o Egito Antigo, e as leituras atemporais da mitologia egípcia, aproximando ações divinas, quase sempre incompreensíveis aos processos de vida humana, à estas ações dos mortais em plano terreno. Apesar do enunciado ser mitológico e teológico logo no iniciar do filme, o pano de fundo é um romance entre dois mortais que acabam por depositar esperanças de mudança ou continuidade em seu romance, a partir da fé em seus deuses e no ideário egípcio mais evidenciado dentro da história com a mumificação: a vida após a morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Emanuel O. Escrito para a eternidade: literatura no Egito faraônico. Brasília (DF): Ed. UnB, 2000.
AZEVEDO, Evelyne. O Egito mítico de Athanasius Kircher: o Obeliscus Pamphilius e a Fonte Quatro Rios na Praça Navona. 2009. 134 f. Dissertação de mestrado – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. 2009.
BREASTED, James Henry. The Edwin Smith Surgical Papyrus. Vol. III. The University of Chicago Press, Illinois, 1930.
DEUSES do Egito, Dir.: Alex Proyas, Summit Entertainment, EUA e Austrália, Lionsgate, 2016 (BlueRay 5.1) 00:01:10-00:01:18 min..
MOKHTAR, G. colaboração de VERCOUTTER J.. in: MOKHTAR, G. História Geral da África. Volume II. 2ª ed. rev. Brasília: Unesco, 2010.
PENA, Abel Nascimento et al (orgs). Revisitar os Mitos. 1º Edição. Ribeirão: Húmus, 2015.
SANTOS, Poliane Vasconi dos. Religião e sociedade no Egito antigo: uma leitura do mito de Ísis e Osíris na obra de Plutarco (I d.C.). 2003. 150 f. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Universidade Estadual Paulista, 2003.
SILVA, J. G.. Espaço das representações sexuais e eróticas no Egito Antigo. Espacialidades, v. 5 2012 p. 79.

Downloads

Publicado

2018-04-30