JOVENS LEITORES NA ESCOLA

fatores relacionados ao hábito de leitura no ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Juventude, ensino médio, hábitos de leitura, escola, capital cultural

Resumo

O artigo traz resultados de uma pesquisa quantitativa sobre jovens estudantes do Ensino Médio do estado do Ceará a partir dos hábitos de leitura de livros e textos não didáticos. Foram aplicados 1.313 questionários entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018, em 35 escolas públicas e privadas, distribuídas em 9 municípios. Percebeu-se a existência expressiva de leitores no seio escolar e se construiu um perfil do que chamamos de “cultura da leitura”: frequentar bibliotecas e associar outros tipos de leituras (como histórias em quadrinhos e mangás). Procuramos entender quais fatores estão associados ao hábito da leitura dos jovens através de medidas de associação e regressão logística multivariada, com resultados que apontam que o hábito de leitura está relacionado com práticas e interesses do mundo da cultura e política em geral, e não necessariamente como um resultado das condições socioeconômicas. Assim, indicadores como renda, escolaridade da mãe e raça impactam menos na construção dos hábitos de leitura do que outros como interesse em política, apreço por música estrangeira, tipo de afiliação religiosa, ou ser do sexo feminino; ainda que outros aspectos estruturais tenham efeito.

Biografia do Autor

  • Irapuan Peixoto Lima Filho, Universidade Federal do Ceará

    É professor Associado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC/UFC). Foi membro da Comissão Editorial da Revista de Ciências Sociais (RCS), periódico científico com mais de 50 anos de existência. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), numa parceria da UFC com o Ministério da Educação (MEC); e foi Coordenador do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) na UFC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Mestrado em Sociologia (2004) e Doutorado em Sociologia (2010), ambos pela Universidade Federal do Ceará. Atua na área de Sociologia, principalmente nos temas: juventude, música, educação, sociologia urbana, mobilidade urbana, políticas públicas. Participou da equipe da UFC que elaborou o Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do Bom Jardim, Pici e Poço da Draga, na cidade de Fortaleza, em uma ação da UFC, coordenada pelo LEPEC e desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Instituo de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), entre 2019 e 2020. Entre 2020 e 2023, participou da equipe de pesquisadores do projeto Virando o Jogo - Juventude e Superação: Intervindo e Monitorando para Construir Competências Familiares e Habilidades Socioemocionais", desenvolvido pela UFC e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) para pesquisar, avaliar e intervir no programa Virando o Jogo da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado do Ceará. Realiza pesquisas sobre sociabilidades juvenis na escola e sobre mobilidade urbana e usos do espaço público nas grandes cidades. Dentre suas publicações recentes de destaque está a organização da Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, em 4 volumes, pela Editora Pontes e MEC, em 2019; a organização, ao lado da professora Danyelle Nilin Gonçalves, do livro "Escola e Universidade: encontros entre Sociologia e Educação", publicado como ebook pela UFC como parte do Edital de Livros da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), em 2020; o verbete "Ensino de Sociologia e Juventude" no Dicionário do Ensino de Sociologia da editora Café com Sociologia, em 2020; e a coautoria no artigo "Educação, Pobreza e Desigualdade Social: Discussões e proposições metodológicas para pesquisa", publicado na Revista de Ciências Sociais (vol. 52, n. 1), em 2021; a coautoria no artigo "O trabalho docente e a pandemia da covid-19: Uma investigação com professores do ensino fundamental e médio" (Revista Teoria Cultura, vol. 17, n. 1), em 2022; e a coautoria no artigo "Deslocamento casa-trabalho: o uso dos modais e do tempo na cidade de Fortaleza" (Cadernos Metrópole, v. 25, n. 57), em 2023.

  • Harlon Romariz Rabelo Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutor em Sociologia (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

ABEP. (2016). Critério Brasil 2015 e atualização da distribuição de classes para 2016. São Paulo: ABEP.

Adorno, Theodor. (2022). Indústria Cultural e Sociedade (2 ed.). Paz & Terra.

Agresti, Alan, & Finlay, Barbara. (2012). Métodos estatísticos para as ciências sociais (4 ed.). Penso.

Archer, Margaret Scotford. (1983). Process without system. European Journal of Sociology, 24(1), 196-221.

Beck, Ulrich. (2008). “Momento cosmopolita” da sociedade de risco. ComCiência(104).

Beck, Ulrich. (2010). Kiss the frog: the cosmopolitan turn in Sociology. Global Dialogue: Magazine of the International Sociological Association, 1(2).

Benjamin, Walter. (1983). A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução (2 ed.). Abril Cultural.

Bourdieu, Pierre, & Passeron, Jean-Claude. (2012). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino (5 ed.). Vozes.

Bourdieu, Pierre, & Passeron, Jean-Claude. (2018). Os herdeiros: os estudantes e a cultura (2 ed.). UFSC.

Brunkhorst, Hauke. (2011). Alguns problemas conceituais e estruturais do cosmopolitismo global. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 26(76), 7-38.

CEARÁ. (2018). Educação profissional: conheça o trabalho, a estrutura e os resultados das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará. Fortaleza: SEDUC. Retrieved from https://educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br/?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=103%2C

Certeau, Michel de. (1996). A invenção do cotidiano: as artes de fazer (Vol. 1). Vozes.

Clarke, John, Hall, Stuart, Jefferson, Tony, Powell, Rachel, & Roberts, Brian. (2014). Estilo. In S. Hall & T. Jefferson (Eds.), Rituales de resistencia. Subculturas juveniles en la Gran Bretaña de Posguerra (pp. 77-90). Traficantes de Sueños.

Eco, Umberto. (2014). Apocalípticos e integrados (5 ed.). Debolsillo.

Elias, Norbert, & Dunning, Eric. (2014). Deporte y ócio en el proceso de la civilización (3 ed.). FCE.

INEP. (2019). Censo Escolar 2017: divulgação de resultados. Brasília: INEP.

IPECE. (2007). Ceará em Mapas: Demografia. Fortaleza: IPECE. Retrieved from http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo2/22.htm#:~:text=e%2048%2C74%25%20o%20percentual,(4.120.088%20hab.)&text=A%20raz%C3%A3o%20de%20sexo%2C%20que,100%20mulheres%20na%20popula%C3%A7%C3%A3o%20cearense

Lahire, Bernard. (1997). Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. Ática.

Lahire, Bernard. (2002). Homem plural: os determinantes da ação. Vozes.

Lahire, Bernard. (2004). Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Artmed.

Lahire, Bernard. (2006). A cultura dos indivíduos. Artmed.

Lahire, Bernard. (2017a). Leituras populares: modos de apropriação de texto. In R. VISSER & L. JUNQUEIRA (Eds.), Dossiê Bernard Lahire (pp. 31-76). Editora UFMG.

Lahire, Bernard. (2017b). Patrimônios de disposições: para uma sociologia em escala individual. In R. VISSER & L. JUNQUEIRA (Eds.), Dossiê Bernard Lahire (pp. 31-76). Editora UFMG.

Leiva, João, & Meireles, Ricardo. (2018). Cultura nas Capitais: como 33 milhões de brasileiros consumem diversão e arte. 12street, JLeiva Cultura e Esporte.

Nogueira, Maria Alice. (2021). O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas. Cadernos de Pesquisa, 51, 1-13, Article e07468. https://doi.org/10.1590/198053147468

Silva, Gisela. (2012). O best-seller na revalorização de sentidos: “Harry Potter” e o tema da criança imaginal. Cadernos CEDES, 32(86), 31-44.

Downloads

Publicado

2025-05-11

Como Citar

JOVENS LEITORES NA ESCOLA: fatores relacionados ao hábito de leitura no ensino médio. (2025). Jovens do Sul Global: Revista de Sociologia da Juventude, 1(1), 1-24. https://www3.ufrb.edu.br/index.php/jovens/article/view/4785