Chamada para Dossiê - Festas e culturas urbanas: novos olhares e conexões nas cidades

2024-11-24

Nas últimas duas décadas, as culturas urbanas adquiriram novos contornos ao redor do Brasil. Esse percurso se entrelaça com a popularização de novas tecnologias, as transformações nos modos de vida nas metrópoles e a urgência de práticas culturais e coletivas que insistem no espaço da cidade como ambiente de criação e afeto. As festas, para além da dimensão ritualística, inscrevem-se como espaços/territorialidades/paisagens do devir de corpos, criações artísticas, aspirações políticas, intercâmbios interculturais e modos de produção do “comum” (WILLIAMS, 2014).

As experiências festivas individuais e coletivas produzem, portanto, escrituras específicas que demarcam estilos, performatividades e configurações da urbanidade na contemporaneidade. Na contramão do individualismo, as festas traçam percursos das comunicabilidades (BENJAMIN 1916), coabitações (BUTLER, 2018) e interculturalidades (CANCLINI, 2004) na produção da urbe.  Considerando a emergência de buscar “associações” (LATOUR, 2012), este dossiê busca reunir olhares interdisciplinares sobre as culturas urbanas e as festas como modos de conhecimento e de ação nas cidades.

Fazem parte do escopo do dossiê as experiências festivas que se desenvolvem no ambiente urbano entre práticas da arte pública, cultura pop, ocupações de rua, estudos de consumo, corpos e/ou das novas tecnologias. Com isso, objetivamos discutir as novas aspirações da cultura festiva na cidade de forma ampliada a partir de práticas diversificadas que podem circular, entre elas, em temáticas como: festivais de música e arte; cultura do funk e do hip hop; cultura ballroom; novos olhares para os carnavais; performatividades da dança; ocupações festivas de espaços públicos; interfaces entre esporte e festa; cultura geek; dinâmicas de consumo; cadeias produtivas de produção cultural; processos de cerceamento e vigilância de manifestações festivas e entrelaçamentos entre a festa e questões interseccionais. São também bem-vindas discussões de base epistemológica, teórico-conceitual e metodológica nos estudos de festa e culturas urbanas.

Organização: Flavia Magalhães Barroso (Unip); Victor Belart (UERJ)

Prazo de submissão: até 20/02/2025

Publicação: maio de 2025