PENSADORES SOCIAIS E O ESPORTE NO CINEMA: CONTRIBUINDO COM A AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Cristiano Mezzaroba (UFS) Universidade Federal de Sergipe
  • Hamilcar Silveira Dantas Junior (UFS) Universidade Federal de Sergipe
  • Fabio Zoboli Universidad Nacional de La Plata (UNLP-Argentina)
  • Priscila Kelly Figueiredo (UFS) Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O texto apresenta um relato de experiência de um evento de cinema realizado no curso de formação de professores de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que interpelou a temática do esporte sob as lentes do cinema. Para tal, partimos do entendimento que era necessário definir pensadores sociais para dialogar com o Esporte enquanto fenômeno social exposto no cinema, gerando sensações que possibilitariam repensar as próprias teorias sociais, o esporte e o cinema. Foram então indicados Walter Benjamin, Pierre Bourdieu, Zygmunt Bauman e Eric Hobsbawm que dialogariam com os filmes, respectivamente, “Rush – no limite da emoção” (2013), “Um domingo qualquer” (1999), “O programa” (2015) e “Sangue nas águas” (2006). Concluímos que os corpos e imagens em movimentos nos possibilitam pensar novas dimensões estéticas e políticas da modernidade na medida em que refletem toda uma racionalidade científica, ordenada e metódica presente tanto no esporte como no cinema. Dimensões estas, essenciais à formação de docentes na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Tradução Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1999.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo?. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero Limitada, 1983. p.136-153.

BOURDIEU, Pierre. É possível um ato desinteressado? In: BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11. ed. Tradução Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996. p. 137-156.

BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2001.

BOURDIEU, Pierre. Programa para uma sociologia do esporte. In: BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 207-220.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CARDOSO, Maurício. Os arquivos das Olimpíadas. Rio de Janeiro: Panda Books, 2000.

CHALUH, Laura Noemi. Filmes na formação de futuros professores: educar o olhar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 133-152, jun./2012.

CHARNEY, L. Num instante: o cinema e a filosofia da modernidade. In: CHARNEY; SCHWARTZ, V. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. 2. ed. rev. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. p. 317-334.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Esporte e cinema na escola: usos pedagógicos para uma educação esportiva. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 8, n. 1, p. 361-385, jan./abr., 2013.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Imagens da mídia, educação e experiência. In: FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka (orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas: Papirus, 2008. p. 25-40.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 93102, jan./abr., 2009.

HARAWAY, Donna. “Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XXâ€. In: SILVA, T.T. (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 33-118.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

HOBSBAWM, Eric. Tempos interessantes: uma vida no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2002a.

HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismos desde 1780: programa, mito e realidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002b.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, T. (org.). A invenção das tradições. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MARCELLO, Fabiana de Amorim; FISCHER, Rosa Maria Bueno. Tópicos para pensar a pesquisa em Cinema e Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 505-519, mai./ago. 2011.

MELO, Vitor Andrade de et al. O Projeto “Esporte e Arte: Diálogos”: a construção de um banco de dados. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 337-355, jul./dez. 2007.

MELO, Vitor Andrade de. O automóvel, o automobilismo e a modernidade no Brasil (1891-1908). Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008.

MEZZAROBA, Cristiano. A “energia social” do esporte – aproximações e experimentações possíveis a partir de um conceito. Kinesis, Santa Maria, v. 35, n. 2, p. 50-60, mai./ago. 2017.

MEZZAROBA, Cristiano. Possibilidades de análise fílmica de “Um domingo qualquer” a partir do constructo teórico de Pierre Bourdieu. Ambivalências, São Cristóvão/SE, v. 7, n. 13, p. 203-222, jan. /jun. 2019.

NOGUEIRA, Marcos T. et al. O papel do cinema como disseminador de cultura e conhecimento. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO MERCOSUL, 15., 2013, Cruz Alta. Anais [...]. Cruz Alta: UNICRUZ, 2013. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2013/. Acesso: 03 nov. 2019.

O PROGRAMA – a verdadeira história de Armstrong: Direção de Fernando Meirelles. Reino Unido; França: Califórnia Filmes, 2015.

RAYNAUD, Dominique. Qué es la tecnologia? Pamplona: Editorial Laetoli, 2018.

RUSH – no limite da emoção. Direção de Ron Howard. Estados Unidos: Universal Pictures, 2013.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. 2. ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará.

Um domingo qualquer. Direção de Oliver Stone. Estados Unidos: Warner Bross, 1999. DVD (165 minutos).

VAZ, Alexandre F. Doping, esporte, performance: notas sobre os “limites†do corpo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 23-36, 2005.

VAZ, Alexandre F. Jogos, esportes: desafios para a Educação Física escolar. Cadernos de Formação CBCE, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 2010.

VIGARELLO, Georges. Estádios: o espetáculo esportivo das arquibancadas às telas. In: CORBIN, Alain et al (org.). História do Corpo: as mutações do olhar, o século XX. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal; Embrafilme, 1983.

Downloads

Publicado

2020-05-25