Comportamento à flexão de placas cimentícias reforçadas com tecidos estruturais de fios de sisal
Palavras-chave:
Compósitos, Matriz cimentícia, Tecidos de sisalResumo
Esta pesquisa analisou o comportamento mecânico do compósito cimentício, desenvolvido a partir de tecidos estruturais de fios de sisal, com a finalidade de obter um material com maior resistência aos esforços de flexão. Ao reforçar matrizes frágeis com fibras naturais sua resistência à tração e flexão são aumentadas, além de evitar ou atrasar o surgimento de fissuras. Os materiais principais neste trabalho foram o sisal e os constituintes da argamassa: cimento, areia, água, aditivos e adições. Foi adquirido um tecido de sisal que facilitasse a impregnação pela matriz. Nesta pesquisa, era esperado desenvolver um compósito leve e tenaz, com matriz cimentícia aliada a um tecido bidirecional de fios de sisal. Para tanto, foi analisado o comportamento mecânico do compósito, através do ensaio de flexão em quatro pontos. Foram desenvolvidas duas placas: uma com apenas uma camada de reforço e outra com duas camadas de reforço. Cada placa forneceu 4 corpos de prova com formato de paralelepípedo retangular com 40 cm de comprimento, 10 cm de largura e 1 cm de espessura. O ensaio de flexão em quatro pontos foi realizado após 28 dias de cura e, através dos resultados obtidos, foi possível constatar que os corpos de prova com duas camadas obtiveram melhores resultados: houve aumento no valor da tensão máxima, do módulo de elasticidade, da tensão crítica, do número de fissuras e houve redução no valor do deslocamento na tensão máxima. Embora as propriedades tenham sido melhoradas com a adição de uma camada de reforço, o compósito analisado nesta pesquisa ainda não possui potencial para utilização em elementos estruturais ou de vedação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Ciências Exatas e Tecnológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que para fins não comerciais e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista RECET.
Ao submeter artigos à Revista RECET, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença. Usos comerciais do material publicado na revista só serão permitidos após autorização por escrito da revista.