Protótipo de um alimentador automático para cães com identificador por radiofrequência
Palavras-chave:
Alimentador automático, Arduino, RFIDResumo
O aumento na quantidade de animais de rua, em sua maioria canina, tem motivado ações através de políticas públicas para alimentá-los e adotá-los. Através da livre circulação, estes conseguem chegar às universidades e acabam morando nas mesmas. A fim de lhes trazer uma melhor qualidade de vida, foi desenvolvido, nesse trabalho, um protótipo de alimentador automático com identificação por radiofrequência (RFID) que visa sanar a questão alimentícia nas áreas comuns dos campi universitários. Além disso, proporcionar mais tranquilidade às pessoas que frequentam a cantina universitária, devido ao incomodo que esses animais causam no dia a dia. O alimentador foi desenvolvido com o objetivo de resolver esta problemática, criando uma interface eletroeletrônica, cujos principais componentes são o Arduino, o Shield RTC e o RFID para controlar a dosagem de ração na máquina, em horário pré-definido. Através de testes, pode-se comprovar que funciona para animais de pequeno porte porém, para médio e grande porte, é necessário que aconteça uma substituição do material da válvula meia-lua capaz de controlar a dosagem, devido a não ser resistente a grãos maiores. Através dos resultados preliminares alcançados, detêm-se a ideia de como o protótipo funciona e como ele pode ser melhorado. Espera-se que depois de concluído, seja utilizado em universidades que sofrem do mesmo problema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Ciências Exatas e Tecnológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que para fins não comerciais e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista RECET.
Ao submeter artigos à Revista RECET, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença. Usos comerciais do material publicado na revista só serão permitidos após autorização por escrito da revista.