FITOTERAPIA NO TERRITÓRIO VIVO: "longe lá; aqui é perto". A integração ensino-serviço-comunidade.

Autores

  • Dilmar Paixao UFRGS
  • Eunice Fabiani Hilleshein UFRGS
  • Nathália DA Lima UFRGS

Palavras-chave:

Fitoterapia em exemplo. Horto. Interação ensino-serviço-população. Experiências.

Resumo

Este trabalho situa a Fitoterapia como uma das práticas integrativas em saúde em incremento numa comunidade periférica de Porto Alegre-RS, no Distrito Sanitário e GeoEducacional que abrange os bairros Glória-Cruzeiro-Cristal. Contém a historicidade de um horto público e a experiência, construídas e relatadas aqui, no intento de ser referencial útil e sugestivo para empreendimentos similares em outras populações, a partir da concepção da saúde e não da doença, com a aplicação dessa terapia (ou de outras) na prática de profissionais de uma equipe de saúde da família. A resolutividade da Fitoterapia é exemplificada na prescrição dos profissionais, estendendo-se nos registros feitos desde o acolhimento à evolução de cada cuidado proposto à pessoa em diálogo com os protocolos técnicos científicos correspondentes. Um desafio sempre importante de ser avaliado cuidadosamente: a vontade política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice Fabiani Hilleshein, UFRGS

Mestre em Enfermagem. Enfermeira Especialista em Saúde Pública. Residência em Saúde Comunitária. Fitoterapeuta.

Nathália DA Lima, UFRGS

Enfermeira.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Paixao, D., Hilleshein, E. F., & Lima, N. D. (2021). FITOTERAPIA NO TERRITÓRIO VIVO: "longe lá; aqui é perto". A integração ensino-serviço-comunidade. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 5(fluxocontinuo), 120–140. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revise/article/view/1426

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.