Alegria e angústia predominam nos olhares dos torcedores de Bahia e Vitória na temporada 2019

Por: Jelson Junior

Foto retirada do Google

A temporada 2019 dos times baianos já começou e junto com ela voltaram as desconfianças dos torcedores com os respectivos elencos. Tanto o Bahia quanto o Vitória deixaram algo a desejar no final da temporada passada. Nessa temporada, os times não apresentaram um bom início, mas os torcedores estão com os pés no chão e acreditam que a cada jogo a mudança virá ao decorrer do ano.

O Bahia terminou a temporada passada (2018) em alta, mas pra alguns torcedores o clube tinha condições de almejar coisas maiores, como a vaga para a Copa Libertadores da América. Com a permanência de grande parte do elenco e a chegada de alguns reforços, inclusive a de Fernandão (contratação mais pedida pelos torcedores), as expectativas para essa temporada ficaram enormes. Contudo, o clube comandado no início do ano pelo técnico Enderson Moreira deixou a desejar logo na sua estreia como empate para o modesto CRB, em plena Fonte Nova. 

A partir daí vieram outras decepções, como a eliminação na primeira fase no Copa Sulamericana (principal objetivo do Bahia neste ano de 2019) e a queda na Copa do Nordeste. Esses fatores negativos, logo no primeiro semestre do ano, custaram o emprego do técnico Enderson. Para substituí-lo, a diretoria apostou alto em Roger Machado, visando resgatar o considerável investimento feito para a temporada. E a aposta está dando certo, o comandante conquistou o campeonato estadual, conseguiu a classificação para as quartas de finais na Copa do Brasil e vem fazendo um início de campeonato brasileiro equilibrado.

Gráfico apresenta desempenho dos últimos 5 anos da dupla bavi no Campeonato Brasileiro – Criação: Jelson Junior

No lado Rubro Negro, a situação é um pouco mais delicada. O Vitória amargou o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2018 e vivencia um inicio de temporada de altos e baixos. Neste ano, o clube foi eliminado da primeira fase do Campeonato Baiano, não conseguiu uma vitória na Copa do Nordeste e não vem fazendo um bom início de Campeonato Brasileiro Série B. Mas, com a mudança de presidência e com a chegada de Osmar Loss para o comando (terceiro técnico na temporada), esse time pode apresentar uma melhora e encontrar o caminho das conquistas.  

Fala torcedor

Antônio Jaques Neto – Foto: Divulgação/Facebook

Fomos às ruas de algumas cidades do estado e conversamos com alguns torcedores da dupla BAVI. O soteropolitano Antônio Jaques Neto, jornalista e fanático pelo Esporte Clube Bahia, acredita que o principal objetivo do clube vem sendo superar as campanhas dos anos anteriores: “É algo que a diretoria tem sempre pretendido. Acredito que o Bahia tem um time melhor que em 2018, então dá pra ir mais longe, sim. Eu acredito que o elenco é bom, mas ainda preciso de reforços. Dois zagueiros, um meia de armação e um jogador de lado de campo são os nomes ideias”. 

Questionado sobre a chance de o clube ir à Libertadores, ele responde: “Sonhar com a Libertadores é sempre possível e isso pode vir a acontecer. Mas acredito que em dois ou três anos isso se torne mais palpável”. Sobre a chance do título da Copa do Brasil, ele complementa: “É uma competição difícil e que muitos times estão priorizando pela premiação gorda. Acredito que só resta esperar o jogo a jogo e ver como o Bahia vai se comportar”. 

Claudemir Galvão – Foto: Jelson Junior

Outro torcedor do Bahia entrevistado é o saubarense Claudemir Galvão. Estudante de Publicidade e Propaganda, e louco pelo Esporte Clube Bahia, o jovem também está muito confiante no que o clube vem apresentando. “O Bahia neste ano de 2019 vem fazendo uma boa campanha, mas acredito que o time necessita de algumas peças e também dá pra superar os últimos resultados no Campeonato Brasileiro, principalmente o do ano passado, no qual teve a maior pontuação no campeonato desde o seu surgimento da era dos pontos corridos”, comenta o torcedor. 

Guilherme Neto – Foto: Divulgação/Facebook

Partindo para o lado Rubro Negro, as expectativas dos torcedores são de  preocupação. Guilherme Neto, torcedor fanático do Esporte Clube Vitória (ECV) desde pequeno, foi “A primeira coisa a ser feita é evitar mais decepções e não cair pra série C. Tenho esperanças no acesso, mas, diante da situação do clube, ser mero figurante no campeonato será lucro. Essa nova diretoria me agrada em muitos aspectos. Sem dúvidas, a chapa vencedora era a única com a mínima capacidade de tirar o clube da situação em que se encontra”.

Perguntado sobre o que acha dessas primeiras atitudes do novo presidente diante no comando do clube ele ressalta: “Quanto às dispensas do técnico e jogadores feitas por Paulo Carneiro, foram bem acertadas. É preciso fazer uma limpeza do elenco de baixíssimo nível técnico montado pela diretoria anterior. Reprovei totalmente a contratação de Loss pelo seu péssimo desempenho como técnico de times profissionais, além de não ter experiência em série B. Porém, gostei do seu discurso de chegada na coletiva e espero que possa aplicar as suas promessas na prática”.

Almir Neto – Foto: Divulgação/Instagram

O cachoeirano Almir Neto, estudante de Gestão e apaixonado pelo Vitória, ao ser entrevistado e perguntado sobre a situação em que o clube do seu coração vivencia, ele comenta: “Pra ser sincero, como torcedor eu não espero nada de bom para 2019. O clube passa por um momento conturbado pelas últimas gestões que culminou num rebaixamento. A gente torce para que o clube consiga o acesso à série A, mas é muito complicado, não vejo qualidade no elenco”. 

Almir Neto também é um dos inúmeros torcedores que acredita no potencial do novo presidente, “Estou apostando minhas fichas na nova diretoria, o trabalho começou agora. Fiquei contente com a volta do Paulo Carneiro, espero que a situação possa mudar”. E complementa: “O E.C. Vitória é o maior clube do nordeste, pra vestir a camisa do leão tem suar a camisa e ter comprometimento, seguindo essas dicas vamos conseguir o acesso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *