Aluno de Jornalismo da UFRB cria site de notícias: o Primogênio

Priscila Martins

Cachoeira – O Primogênio Notícias é uma plataforma de comunicação criada por Edgard Abbehusen, aluno de Jornalismo da UFRB em Cachoeira. O portal tem o compromisso de divulgar, para os usuários do Recôncavo, as informações da região e de todo o Brasil. Atuando desde 2009, ainda no formato de blog, o Primogênio era uma página de opinião sobre a vida política do município de Muritiba.

O blog focava, essencialmente, a política da cidade de Muritiba, com críticas, opiniões e crônicas sobre as sessões da câmara que Edgard frequentava, onde conheceu Fábio Santos, um radialista local, do qual se tornou parceiro. Vídeos com entrevistas criativas tornaram-se uma marca do portal.

Não satisfeito apenas com o blog, Edgard apostou na construção do site, pois  “queria algo diferente e profissional. Pelo menos no layout, porque eu ainda não sou um profissional e faço questão de dizer. Sou um mero estudante de jornalismo dando a minha contribuição à imprensa regional”.

Para Edgard  é necessário a existência de projetos como o Primogênio:  “O Recôncavo precisa de outros projetos com uma dose de profissionalismo. A linha editorial do site tem a parte policial, mas com fatos. O texto é o mais importante. Se a imagem for chocante e não tiver relevância social, não vai para o Primogênio”.

A responsabilidade do portal vai além do Recôncavo, ressalta Edgar.  “Tem muita gente, em Salvador, políticos e jornalistas da grande mídia, que acompanham a região pelo Primogênio. Sei que não posso vacilar”.

Administrando sozinho o projeto, Edgard abre portas para alunos da UFRB publicarem e divulgarem seus textos e matérias. Abbehusen ainda tem a intenção de fazer uma parceria com o curso de Jornalismo da Faculdade para oferecer estágio aos seus colegas.