Atividades físicas em dias quentes exigem cuidados

Uilson Campos

Santo Antonio e Jesus – Para exibir uma boa forma física, é comum que surjam os “atletas de fim-de-semana”, tentando recuperar de uma só vez todo tempo perdido anteriormente com a ausência de exercícios. O excesso de atividade física, principalmente em dias quentes e a falta de cuidados com a alimentação geram problemas sérios ao corpo.

O médico João Neiva, de Santo Antônio de Jesus, faz um alerta: “Não existe fórmula mágica nem resolução rápida para problemas crônicos. Se a pessoa quer ter um corpo ela precisa fazer constantemente atividade física”.

Tenha bom senso

icon_27575Alguns cuidados são imprescindíveis para que as atividades físicas não afetem sua saúde, como a escolha do horário adequado para os exercícios, evitando-se ficar muito tempo exposto ao sol. Deve-se evitar também o consumo de bebidas alcoólicas e a ingestão de alimentos não saudáveis. Fazer atividade no inicio da manhã ou fim de tarde, alimentar-se a cada 3 horas e hidratar-se (bebendo água, sucos, água de coco) com 2 a 3 litros de líquido por dia são atitudes recomendáveis, conforme Neiva.

 

Respeite seus limites

Nem todo tipo de atividade é adequada para todas as idades. “O adulto jovem tolera um esforço físico maior, mas esse esforço deve ser acompanhado por um fisioterapeuta ou por um professor de educação física que saiba os limites do seu corpo. Ninguém vai conseguir um resultado absolutamente satisfatório em três meses de academia. Você precisa fazer isso com um tempo mais longo”, recomenda o médico.

Ao idoso não é indicada a musculação, mas isso não significa que ele não deva se exercitar. O médico aconselha que eles façam exercícios aeróbicos, hidroterapia, hidroginástica ou caminhadas.icon_34465

Já os adolescentes precisam estar cientes de que estão passando por mudanças no corpo, portanto, ainda não estão preparados para muito esforço, pois sua formação ainda não está completa. “Um excesso de carga pode gerar lesões ósseas crônicas. As meninas podem ter seu crescimento prejudicado”, diz Neiva que também alerta sobre os riscos, que se tornam ainda maiores, com o uso de esteróides anabolizantes. “Essas substâncias são muito complicadas, inclusive a médio e longo prazo. Elas modificam toda a estrutura hormonal do organismo. A venda é proibida, mas  existe um mercado negro onde as pessoas prometem soluções rápidas, porém, nada rápido é fisiológico”.

 

Atente-se para os sinais de seu corpo

icon_18106João Neiva explica que casos de insolação são frequentes em dias quentes, e que é preciso estar atento aos sinais de sofrimento do corpo. A insolação é causada pela exposição excessiva ao sol associada à desidratação, comumente provocada pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Náuseas, vômitos, mal-estar e dor de cabeça são os indícios deste problema. Ao menor sinal de um desses sintomas deve-se procurar uma posto de atendimento médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *