Sete conselhos municipais estão atuando em Cachoeira

Ana Paula Santos

Reunião sobre conferência municipal
Gabriela Peixoto preside reuniao do Conselho da Crianca Foto: Ana paula Santos

Dos sete conselhos municipais já instalados na Cachoeira, o de Cultura é o mais atuante.

Acompanhando a atuação destes conselhos, é possível constatar que existem sete deles atuando politicamente, apesar da prefeitura possuir oito secretarias.

Os conselhos sao: Segurança Pública, Educação, Tutelar, Saúde, Assistência Social, Cultura e Turismo.

“O nosso papel é promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural no município de Cachoeira, visando garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais”, afirmou Marcelo Silva, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira.

Encontro de  Representantes  do  Conselho
Encontro de varios conselheiros, na secretaria de Educacao. Foto Ana paula Santos

Todos os conselhos  possuem oito ou mais participantes,  sendo algumas indicações  realizadas pela  prefeitura  e outras  por  membros  dos  próprios  conselhos.  As  reuniões  sao abertas a  comunidade, a todos os  que desejam de  alguma  forma  contribuir para o monitoramento  das  políticas.

“Ainda sou novo no Conselho de Educação, cheguei ha pouco tempo, mas  já cumpro o meu papel de  presidente comparecendo nas  escolas, fiscalizando  a  merenda escolar e participando das reuniões”, disse Thiago Bispo, presidente do Conselho de  Educação.

Alguns  conselhos possuem  um canal de comunicação  com a  comunidade e  interessados  através  da  Fan Page no Facebook  e no  site da prefeitura  municipal  de Cachoeira.

Confira nos  links  abaixo:

http://migre.me/pNlDJ

http://migre.me/pNlFU

http://www.cachoeira.ba.gov.br/

Questionada  sobre  o  que  o Conselho da  Criança  e  do Adolescente tem pautado, a assistente social Gabriela  Peixoto  informou  que atualmente o eles tem  trabalhado   na  construção  da  Conferência Municipal  da  Criança  e  do Adolescente e que  sua atuação como conselheira ajuda a colocar em prática  seus  conhecimentos  teóricos  sobre  as  políticas públicas.

 

Os Conselhos Municipais são órgãos colegiados de caráter deliberativo e consultivo, vinculado ao poder executivo, que tem como característica fundamental o poder de controle sobre as ações públicas, ou seja, sobre os planos e orçamentos. É uma instituição que demanda dos membros e da comunidade participação política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *