Cachoeira é beneficiada com o Programa Mais Educação

Priscila Martins

Cachoeira – O Programa Mais Educação está presente em 23, das 26 redes públicas de ensino estaduais e municipais de Cachoeira, na Bahia. O projeto constitui-se numa estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização do currículo na perspectiva da Educação Integral nos Ensinos Fundamentais I e II e desenvolvimento de habilidades além da sala de aula.

As oficinas ofertadas variam de estado, cidade e culturas locais. Em Cachoeira, por exemplo, a Oficina de Fanfarra é imprescindível, já que a cidade tem grande participação quando é esse o assunto. No mês de março, no dia 16, o município foi sede do Festival de Fanfarras que reuniu as 22 baianas campeãs de 2013.

Na maioria das escolas em que o Programa atua, existe a Oficina Rádio Escola, que permite a comunicação entre docentes, discentes e funcionários. Os alunos, nessa oficina, noticiam informações dadas pela direção da escola, pelos professores e sobre as suas realidades, o convívio com os colegas, além de tocarem músicas e desenvolverem a prática da comunicação.

Além da oficina de Fanfarra, existem as de Novas Tecnologias, Reforço Escolar, Capoeira, Dança e Educação Elementar, dando ao aluno um maior leque de escolha para as atividades extracurriculares na Escola Paroquial Dom Antônio Monteiro, em Cachoeira.

Murilo Santana, aluno de Jornalismo na UFRB, é voluntário do Programa desde o ano de 2011, monitorando a Oficina de Rádio na Escola Paroquial Dom Antônio Monteiro desde 2013. Além da função de orientar os alunos, segundo, Murilo, “o monitor tem o papel de identificar o aluno que tem mais habilidade na dicção, que tem uma maior inclinação para o lado da comunicação oral”.

Anna Caroline dos Anjos, também aluna de Jornalismo na UFRB, foi indicada para integrar o grupo de monitores, apresentando, posteriormente, um currículo que corresponda aos requisitos do programa. Anna Caroline está se candidatando à vaga de monitora na Oficina de Novas Tecnologias e está ansiosa pelo resultado.