Centro de Referência Esportiva em Cruz das Almas abre vagas para julho

Fernanda Lemos

2014-02-20 17.03.40 Cruz das Almas – A partir deste mês de  março, o Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia (CRER-BA) está recebendo inscrições de crianças de quatro a 18 anos para vagas que vão ser abertas  em julho.

“O projeto vai ampliar o número de vagas a partir do mês de julho, então já estamos fazendo as inscrições dos alunos e depois só vamos colocar eles no sistema”, explica o professor de capoeira Manolo Moraes.

O centro é uma iniciativa da UFRB em parceria com a Petrobrás. Com sete categorias esportivas como vôlei, futsal, basquete, futebol, capoeira, boxe e taekwondo,  os professores utilizam uma metodologia de esporte educacional, onde eles ensinam não só esporte, mas também valores morais como respeito e união.

Para se inscrever o aluno precisa estar com documento de identificação e autorização dos pais ou responsáveis, além de ter um bom rendimento escolar, que é acompanhado pessoalmente pelo Centro em parceria com as escolas.
Segundo o professor  de vôlei, Juciney França, esta “é uma intervenção muito importante. Todo final de ano nós vamos nas escolas saber como foi a frequência dos alunos e o índice de aprovação e sempre estamos averiguando se o aluno estar matriculado na escola ou não”.
As principais beneficiadas pelo projeto são as crianças que, além de receber um suporte social, tem a oportunidade de aprender, viajar, conhecer novos amigos e, principalmente, ter uma forma de se ocupar.
“Na minha rua tem muita droga, tráfico e eu entrei na capoeira por causa disso, para me ocupar e não seguir esse caminho” disse Eric de Jesus, 7 anos.
Os pais e a comunidade cruzalmense apoiam a iniciativa e concordam que esta é uma forma de tirar as crianças de caminhos considerados ruins.
“A iniciativa é ótima, trabalha o corpo e a mente e elas não vão para o caminho da violência”, afirma Cleunice Silva, diarista e moradora de Cruz das Almas.