Cidades do Recôncavo já se preparam para as festas do São João

Foto: Google Imagens

Juliana Leite

Junho é mês da alegria, afinal é o mês das festas juninas. As celebrações de São João, Santo Antônio e São Pedro são algumas das maiores festas tradicionais brasileiras, principalmente na região Nordeste, e não falta fogueira, quadrilha, forró e comidas típicas. No interior da Bahia não poderia ser diferente, o evento mais esperado pela população atrai milhares de turistas de todos os lugares do Brasil para curtirem a festa junina no Recôncavo Baiano.

Como dizia Dominguinhos, “aqui se brinca ate amanhecer o dia. Quanta paz, quanta alegria no meio da multidão (…) Como é maravilhoso o nosso São João”. Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus e Cachoeira são as cidades do Recôncavo mais procuradas para passar os festejos. As pessoas chegam às cidades em busca de diversão no interior, onde são mais intensas e preservadas a tradição das festas juninas.

Com pessoas acolhedoras, as cidades do Recôncavo relembram o contexto familiar através da tranquilidade, do clima amigável e das comidas típicas da região, aquelas que lembram a “comidinha da vovó”. Para quem nunca esteve em nenhuma destas cidades, a facilidade de curtir o São João no Recôncavo é a proximidade entre os municípios. Os dias de festa são de 19 a 24 de junho, em praça pública grandes atrações musicais se apresentam. Neste período, as cidades oferecem muitos imóveis para alugar para a temporada.

Rafael Novaes, vocalista do grupo Baião de 3, acredita na força do autêntico forró pé de serra e para esse São João sua maior expectativa é que o movimento do forró tradicional consiga crescer: “quando voltamos nossos olhos pro nosso São João, percebo a vontade do público em querer resgatar cada vez mais essa cultura. Já podemos observar o movimento de alguns trios de forró da geração atual tomando forma na região, assim como a criação de grupos de dança voltados especialmente ao forró”.

Foto: Karyna Souza

Quanto a projetos, Rafael afirmou que já possui uma certa quantidade de shows fechados para o mês de Junho. “Esperamos que no próprio mês surjam a maioria das contratações da agenda. Por enquanto seguimos fazendo forró algumas quartas no projeto Quarta Forrozeira, que estamos fazendo em parceria com um Restaurante em Cruz das Almas”, declarou.

 

Santo Antônio de Jesus promete repetir o sucesso do ano passado, com atrações como a banda Aviões do Forró.

Em Cruz das Almas, os cantores Cezinha e Flávio José já foram confirmados.

Em Cachoeira as atrações ainda não foram divulgadas.

Já em Amargosa, o São João contará com a participação de Wesley Safadão, Simone e Simaria.

Entre as novidades anunciadas pela prefeitura, o São João de Amargosa também disporá de dois palcos e uma vila do forró com réplicas dos maiores pontos turísticos locais e venda de produtos artesanais. Em Cachoeira, o visitante além de curtir as noites de festa pode desfrutar da Feira do Porto, que reúne as mais autênticas manifestações culturais, como o samba de roda, artesanatos e etc.

Em Cruz das Almas a expectativa da população é que a tradicional guerra de espadas volte a acontecer. A guerra é um dos principais atrativos turísticos da cidade e reúne muitos admiradores e curiosos. Para o Técnico em agropecuária Reinaldo Silva, o São João é a melhor época do ano. “é um momento de alegria, onde resgatamos a cultura popular e os costumes que vão passando de geração a geração”, afirmou.

São João de Cruz das Almas

Confira o roteiro turístico, com dicas de hospedagens no blog +Forró – Estresse

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *