Cresce a prática de exercícios no Recôncavo

Imagem de dicasdeesporteesaude.blogspot.com
Imagem de dicasdeesporteesaude.blogspot.com

Lídio Gabriel

Os brasileiros estão praticando mais atividades físicas, é o que demonstra a pesquisa realizada anualmente pelo Ministério da Saúde. O estudo, realizado por meio de inquérito telefônico, mostrou que no ano passado 33,8 % das pessoas estavam praticando algum tipo de atividade física regularmente. Um aumento de quase 13% se comparado aos últimos cinco anos. A promoção desses exercícios podem ajudar a controlar o peso, a pressão arterial e até a glicose. Além disso, melhora a qualidade do sono, aumenta a autoestima, alivia o estresse, melhora a força muscular entre outros benefícios.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), entende como atividade física suficiente, a prática de pelo menos, 150 minutos semanais de exercícios de intensidade leve ou moderada, ou até mesmo 75 minutos semanais de atividade de alta intensidade. Aqueles que não praticam nenhum tipo de atividade física são considerados sedentários. O número de brasileiros sedentários já chegou a quase 80% em 2010, de acordo com censo divulgado pelo IBGE.

Para a professora de educação física Ana Paula Santos Souza, “hoje em dia a atividade física é fundamental para uma pessoa que quer manter uma vida saudável”.

Sobre o tipo de atividade a praticar, ela disse que “o importante é ter prazer quando estiver exercitando seu corpo. Para uma criança, é muito melhor a prática de um esporte do que uma caminhada, por exemplo”. E ainda afirmou que “a atividade física não tem contraindicação de idade, mas deve ser antecedida por uma avaliação com um profissional para ver se você pode praticar algum tipo de exercício”.

A procura por exercícios em academias também tem crescido nos últimos anos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas que fazem musculação foi o que mais cresceu no Brasil, 50 % entre 2006 e 2014, superando o futebol. A empresária Raymaria Melo é dona de uma academia e declarou que “as pessoas estão buscando melhoria na qualidade de vida através das atividades físicas, mas a maioria das pessoas ainda procura as academias por questão estética”. Com experiência no ramo há 12 anos, ela afirmou que “a maior vantagem é que você tem acompanhamento de um profissional o tempo inteiro”.

O ministério da saúde criou desde 2011 o projeto Academia da Saúde, que tem como objetivo oferecer um ambiente onde a população possa praticar exercício e ter um acompanhamento profissional. Clique aqui para conhecer melhor.

Se você sentiu vontade de praticar exercícios, veja essa reportagem da Tv Sul no youtube com algumas dicas pra quem quer começar a se exercitar em casa.

Confira aqui alguns aplicativos de Android gratuitos para auxiliar a pratica dos exercícios.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *