Culinária da semana santa da Bahia tem característica sincrética

 

Linda Gomes

Cachoeira – Na culinária baiana, semana santa é motivo especial para comer os pratos que não são preparados com derivados de carne animal. Fruto do sincretismo religioso na Bahia, os pratos são preparados com amendoim, quiabo, peixes, azeite, castanhas e leite de côco.

Com esse costume, o comercio dessas iguarias aumenta nessa época do ano. Otávio Apolonio Silva, vendedor e beneficiador de amendoim torrado no Recôncavo, contou como estão os preparativos pra as vendas deste ano: – “Estou a um mês trabalhando, de domingo a domingo, torrando e ensacando o produto e tenho a expectativa de conseguir vender cerca de 25% a mais do que no ano passado, pois os preços estão mais em conta.

Foto Linda Gomes
Foto Linda Gomes

Leonor Barbosa, fiel católica, disse que todos os costumes que aprendeu com sua mãe sobre como agir durante esse período ainda são honrados por ela: – “eu cubro o rosto dos meus santos, jejuo na sexta- feira até a hora do almoço, não bebo e vou a missa de páscoa”.

Chegada a hora de almoçar, a tradição de reunir a família para degustar o vatapá que é uma de suas especialidades na cozinha, Leonor disse -“ tudo deve ser feito com amor, e os ingredientes devem ser  de preferência escolhidos e preparados no dia que for comer, esse pra mim é o verdadeiro segredo”.

Para quem segue a tradição religiosa, a semana de 14 a 19 de abril é sagrada e merece uma atenção especial na hora de preparar o cardápio para reunir a família; sendo assim Leonor deixou a receita de vatapá que aprendeu ainda quando jovem para que nossxs leitores possam aprender e experimentar.

Receita de vatapá

500 grama de camarão seco

500 gramas de amendoim torrado

500 gramas de castanhas de caju

100 gramas de farinha de mandioca

1 molho de coentro

2 cebolas grandes

1/5 gengibre

2 litros de leite de côco

2 xicaras de azeite de dendê

Sal a gosto

 

Bata no liquidificador o camarão o amendoim e as castanhas, coloque na panela e acrescente a cebola, o coentro e o gengibre que também devem ser batidos no liquidificador, depois acrescente a farinha e misture até formar uma farofa, em seguida acrescente o leite de côco e o azeite em seguida, mexa sem parar com uma colher de pau até que umas bolhas sejam formadas no centro da panela, momento que o vatapá está no ponto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *