Educação Ambiental além das latas de lixo

Muito se fala sobre cuidar do meio ambiente, mas pouco se explica como isso deve acontecer e o quanto os setores públicos são responsáveis por esse jogo. Preservar os recursos naturais e diminuir sua degradação vai muito além da coleta seletiva, mas se trata de processos de construção de valores e posturas afim de se preservar o meio ambiente.

A Educação Ambiental é garantida como componente essencial e permanente da educação nacional e o Ibama diz que “a fiscalização ambiental busca induzir a mudança do comportamento das pessoas por meio da coerção e uso de sanções, pecuniárias e não pecuniárias, para induzirem o comportamento social de conformidade com a legislação e de discussão na prática de danos ambientais”.

Existe uma preocupação de regulamentação legal sobre Educação Ambiental e Preservação do Meio Ambiente. Através de fotos, checamos algumas normas garantidas na Lei Orgânica Municipal (LOM) de Cachoeira, e tentando atestar o que o texto diz, também conversamos com Edgar Moura, secretário de Obras e Meio Ambiente; com Benedito Fiúza, gerente da sede da Embasa em Cachoeira. Fomos à Vigilância Sanitária; e tentamos contato com o setor financeiro, mas não conseguimos os dados da verba investida em limpeza e preservação pública, porque o responsável não se encontrava na prefeitura.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”1″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_imagebrowser” ajax_pagination=”0″ order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Constituição Federal, Cap. VI, Art. 225. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações”.

O artigo da Constituição Federal, considerado um dos mais completos e avançados do mundo, faz jus à rica fauna e flora brasileira tão bem apropriada e vendida pela publicidade mundo a fora. Ao menos em teoria. A aplicação tanto das leis federais quanto estaduais e municipais em relação à preservação do meio ambiente na cidade de Cachoeira, interior baiano, tem seguido uma tradição de ser mantida no papel.

Para mais informações:

Ministério do Meio Ambiente
Ibama
Portal Palácio do Planalto
Lei Orgânica Municipal de Cachoeira
Site da Prefeitura de Cachoeira

Um comentário sobre “Educação Ambiental além das latas de lixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *