Encontros poéticos voltam a acontecer em Cachoeira

Aline Portela

Cachoeira – No último dia 20, a Casa de Barro promoveu a abertura dos Encontros Poéticos. A programação ocorreu durante a tarde e a noite, em ações que incentivaram a arte e cultura, principalmente no que se refere ao saber local e a inserção desses temas para a educação e desenvolvimento das crianças do Recôncavo.

Foto: Aline Portela
Foto: Aline Portela

A tarde, a programação infantil foi iniciada pela contação de histórias das arte-educadoras da Casa de Barro, Juccy Alves e Jamile Meneses, apresentando histórias locais contadas pelas personagens Ju Sambadeira e Jam Costureira. As histórias contadas destacaram-se por valorizarem bastante a cultura local, envolvendo as crianças através da proximidade que sentiam com os temas apresentados nas histórias.

Foto: Aline Portela
Foto: Aline Portela

Enquanto a contação de histórias ocorria, a oficina de gravuras ministrada pelo artista Ricardo Baptista fizeram as crianças colocarem a mão na massa e confeccionarem suas próprias gravuras. Além disso, as crianças do Grupo Rouxinol teve destaque pela desenvoltura das crianças ao declamar as poesias de grandes poetas locais e nacionais.

Foto: Aline Portela
Foto: Aline Portela

Durante todo o evento, o stand de troca de livros esteve bastante movimentado, com livros infantis e adultos que foram trocados nos períodos da tarde e da noite. No mesmo local, a artista Aline Costa montou seu stand do “Bangalô das Artes”, onde pôde expor seu artesanato em camisas, bolsas e acessórios. 

À noite, na programação adulta, a Cia de Humor Bocó iniciou a programação arrancando muitas risadas do público presente, apresentando seus jogos de improviso, que tiveram participação ativa dos telespectadores. Após o show de humor, o evento teve o lançamento do poemário de Deisiane Barbosa e do livro “Deus é Negro”, do poeta Wesley Correia, que foram amplamente debatidos pelo público presente. Além disso, a mesa de debate abriu espaço para que o público participasse declamando suas próprias poesias.

O encerramento do evento contou com a banda Escola Pública, que apresentou músicas próprias como “Três Nozinho” e covers como “Wish You Were Here”, da banda Pink Floyd.

O evento que comemorou o dia nacional da poesia traz como objetivo a socialização da arte e troca de conhecimentos, em uma experiência de contato entre a poesia e o público cachoeirano. Os encontros poéticos aconteceram em 2013 e voltam em 2014 para a agenda cachoeirana, passando a ocorrer quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *