Feira de artesanato em Cruz das Almas é uma homenagem ao mês da mulher

Feira de artesanato em Cruz das Almas
Feira de artesanato em Cruz das Almas

Fernanda Lemos

Cruz das Almas – Acontece hoje (22) na Praça Senador Temístocles, em Cruz das Almas, uma feira de artesanato. A iniciativa, conhecida como Março Mulher, tem o intuito de prestigiar o mês das mulheres, e hoje o evento reúne artesãs da Associarte, associação de artesãs da cidade, em pequenas barracas em frente a prefeitura municipal.

Segundo o organizador do evento, Roberto Câmara, Secretário de Políticas especiais do município,  “nesse mês de março, nós estamos homenageando a mulher! Achamos de acordo apoiar e fazer ações que possam homenageá-las. Como hoje como é o dia da artesã, nada mais merecedor que traze-las para que elas possam dispor seus materiais”.

Com música e muita arte, a feira permite que todo o trabalho artesanal seja exposto de forma que mostre como as artesãs podem transformar em arte coisas que seriam jogadas fora. A feira é também uma forma de fazer com que esses trabalhos manuais ganhem reconhecimento no espaço social. Como explica a presidente da Associarte, Luciene Melo, o artesanato é  “sustentabilidade, porque transformamos lixo em luxo e é inclusão social, porque quando participamos de eventos estamos sendo incluídas na sociedade. Nós da Associação estamos buscando nosso espaço, para a gente poder expor, vender e participar dos eventos da nossa cidade”.

O evento termina ao final da tarde e a comunidade concorda que as mulheres precisam ter seu reconhecimento e o que o evento é uma forma de conhecer os trabalhos. “O evento é muito bom, porque podemos ver o trabalho artesanal das pessoas e essa cultura. Estou gostando e tem muita coisa bonita sendo vendida”, disse a técnica em enfermagem Ana Cristina, que esteve visitando o evento.

O projeto Março Mulher encerra suas atividades na próxima sexta, 04 de abril, com oficinas de beleza para as mulheres e de como produzir turbantes. O  evento é gratuito e qualquer pessoa pode participar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *