ID jovem garante gratuidade e descontos a jovens com renda de até dois salários

Com o novo projeto, governo federal estima alcançar 18 milhões de benefícios.

Marcus Maia

O Governo Federal lançou um programa que possibilita acesso a benefícios como gratuidade do transporte e meia-entrada em salas de cinema, teatros e estádios de futebol. Denominado ID Jovem, o serviço contempla pessoas com idades entre 15 e 29 anos, e tem validade de 180 dias, prorrogáveis após o prazo de validade. Para os eventos culturais e esportivos, o programa reserva 40% das vagas aos participantes que terão direito a meia-entrada. Para uso no transporte, o benefício vale para ônibus, trem e embarcação. O programa assegura que as empresas de transporte interestadual reservem quatro vagas por ônibus, sendo duas gratuitas e a outra metade com 50% de desconto.

Mesmo com os benefícios, os cadastros ainda estão muito abaixo do esperado, afirma a assistente social responsável pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizado em Cachoeira – BA, Cidamaiá Dias. “Na verdade, a procura pelo programa ainda é pouca, ainda não tem uma visibilidade sobre o ID Jovem”.

Os usuários do ID Jovem notam a economia que o serviço traz, como é o caso da estudante Daniela Alves que recorre ao programa sempre que precisa visitar os familiares. “A passagem para o meu estado é muito cara, hoje eu tenho economia de mais de noventa por cento. Eu pagava R$250,00 e hoje só pago a taxa de R$5,00”.

Para emitir o ID Jovem é preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Ele pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. O documento é destinado aos jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O cadastro pode ser feito tanto pelo site quanto por aplicativo disponível para download em todas as plataformas digitais. Com o aplicativo não há a necessidade de imprimir o cartão, apenas apresentar o cartão virtual dentro da validade na tela do celular, juntamente com um documento oficial com foto, na hora da aquisição do ingresso ou bilhete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *