Muritiba lançou o Projeto Agente Rural

Adriele Strada

O Projeto Agente Rural é um curso de capacitação de jovens do município de Muritiba que tem o objetivo de discutir o processo da agricultura familiar e da assistência técnica. Os 58 jovens aprendizes, com idade mínima de 14 anos, que foram selecionados receberão uma bolsa de R$ 200,00 mensal a título de ajuda de custo durante todo o curso.

O Projeto Agente Rural, lançado pelo Engenheiro Agrônomo e Secretário de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente de Muritiba, James Lester Magalhães, em parceria com a Faculdade de Candeias e o Instituto Acácia do Estado do Mato Grosso, tem como objetivo certificar os alunos, deixando-os em condições viáveis para a formação de cooperativas e/ou associações.

Aulas

O curso contará com carga horária de 510 horas, sendo que as aulas acontecerão uma vez por mês, em um final de semana, durante a sexta-feira à tarde até o domingo pela manhã. Durante esses finais de semana o Agente Rural será contemplado com aulas teóricas e práticas. Tudo o que for aprendido e analisado em sala de aula será relacionado à agricultura familiar. Eles vão aprender desde como cultivar hortaliças à criação de granjas.  

Secretário de Desenvolvimento Rural e Ambiental, James Lester Magalhães |Foto. Adriele Strada
Secretário de Desenvolvimento Rural e Ambiental, James Lester Magalhães |Foto: Adriele Strada

 “Pensando em oferecer uma ótima formação para os jovens selecionados para o projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Ambiental está capacitando e orientando 12 professores especialmente para que os alunos estejam preparados para, ao fim do curso, prestarem o serviço de Assistência Técnica Rural (ATR)”, disse o Secretário James Lester Magalhães.

Durante a capacitação os alunos receberão uma caixa com mudas de hortaliças e toda a assistência técnica para que se sintam incentivados a trabalhar no sistema. Ao final do curso, o jovem Agente Rural sairá totalmente capacitado, podendo exercer suas funções na sua própria comunidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *