OS MALES DE UMA VIDA SEDENTÁRIA

Thamires Almeida

Cachoeira – Classificado como a doença do século, o sedentarismo é definido pela ausência de atividades físicas e/ou esportivas, que pode levar ao diabetes, hipertensão, problemas no coração, obesidade e outros. Está inteiramente ligado ao comportamento da humanidade diante a vida moderna.

Várias horas no computador e televisão tem sido a principal explicação para o aumento do índice de sedentários, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, chega a 70% da população mundial. É considerada sedentária uma pessoa que tem gasto calórico abaixo de 2.200 calorias semanais. Fatores como o tabagismo, colesterol alto e diabetes associados a uma vida sedentária, agravam ainda mais a chance de riscos a problemas no coração.  Além disso, a falta de exercícios cooptada a uma alimentação não balanceada é responsável por 54% das mortes por infarto.

Pensando nisso algumas pessoas recorrem às academias de ginástica e musculação para ter uma vida mais longa e melhor. Segundo o personal trainer da academia Cachoeira Fitness, Robson Moreira, “não precisa necessariamente ir  a uma academia para deixar de ser sedentário. Você pode fazer diversas atividades físicas, praticar algum tipo de esporte como o futebol, vôlei, natação, fazer caminhadas, correr. A única coisa que você tem que fazer é liberar pelo menos quarenta minutos do seu dia para fazer  uma atividade física, para que seu corpo funcione melhor”.

O ideal é praticar alguma atividade física quatro dias por semana durante 40 minutos. A sensação de bem estar e disposição vão fazer tão bem que se tornarão um vício. “Ficava bem mais ativo durante as atividades do dia-a-dia”, diz o ex-atleta, Deibith Brito da Silva.

Descer do ônibus ou parar o carro um pouco antes do seu destino para ir caminhando até lá, não usar o controle remoto da televisão, preferir as escadas ao invés do elevador são dicas simples e recomendadas para quem não tem tempo de praticar exercícios durante a semana.

Contudo, devemos ter cuidados antes de começar a praticar algum exercício. É extremamente necessária a consulta a um médico e a um educador físico para a avaliação e recomendação dos exercícios corretos, já que não são indicadas as mesmas atividades para todas as pessoas.

Enfim, se você já tem a prática de um estilo de vida ativo, parabéns! Seu corpo poderá sentir todos os benefícios que a atividade física proporciona. Você possui maiores chances de chegar à velhice com qualidade de vida. É irrelevante a atividade que você escolha, o que realmente importa é que ela lhe traga prazer.