Projeto leva saúde bucal ao Lar Aconchego em Cachoeira

Alan Suzarte

Os idosos do Lar Aconchego (antiga Casa dos Velhos) de Cachoeira receberam, no último dia 26 de fevereiro, a visita de dentistas do Projeto Saúde Bucal em Ação. A iniciativa foi da Secretária Municipal de Saúde de Cachoeira, através da Coordenação de Saúde Bucal, também responsável pela execução.

A equipe realizou escovações, aplicações de flúor, orientação sobre técnicas de higienização oral, consultas odontológicas e exames. Segundo a dentista Camila Rodrigues, “estamos aqui avaliando a saúde bucal dos idosos, analisando  suas principais necessidades e posteriormente vamos orientar as cuidadoras para continuar realizando o trabalho de higienização, além de que os idosos precisam de uma atenção especial’’.

Para a dentista responsável, Rogerilda Borges, “o principal objetivo é trabalhar a saúde bucal coletiva no município de Cachoeira, realizando palestras para prevenção de doenças, pois através da educação vamos conscientizar para prevenção e tratamento eficaz”.

Junto com os dentistas, também se encontrava a psicóloga Milena Figueredo, do Nucleo de Atividade Física,Esporte e Saúde (Nafes), para quem ‘’a maioria dos idosos não possui dentes ou apresentam prótese total, superior e inferior e tem hábitos de higiene bucal ineficazes, por isso o projeto vem  para conscientizar, pois a saúde bucal representa um fator primordial para a manutenção da qualidade de vida”. As palestras também buscaram orientar  os idosos e suas cuidadoras sobre a importância e a maneira correta de proceder a higienização de escovas e próteses dentárias, entre outras questões.

A dentista responsável Rogerilda Borges ,realizando os serviços de saúde bucal na idosa.
A dentista responsável Rogerilda Borges ,realizando os serviços de saúde bucal na paciente.
Paciente recebe cuidados bucal da dentista.
Paciente recebe cuidados bucal  da dentista Rogerilda Borges.
Toda a equipe que trabalhou no projeto saúde bucal.
Toda a equipe que trabalhou no projeto saúde bucal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *