Quartas dos Tambores de maio homenageia as mães com rap e soul

Danilo Valverde

No ultimo dia 6 de maio, foi realizada em Cachoeira mais uma edição da Quarta dos Tambores. O evento que homenageou as mães lembrou o dia do trabalho e a abolição da escravatura no Brasil. Além da tradicional saudação aos orixás no Toque das Nações, se apresentaram o grupo de rap Chama os Muleke e o grupo Elias Rosa e os Jacksoul Bahia. O encontro ainda contou com a participação do rapper cachoeirano Leandro.

Os alabês comandam o Toque das Nações
Os alabês comandam o Toque das Nações. Fotos: Alder Augusto

 

No primeiro momento, o Toque das Nações fez uma homenagem às mães saudando Iemanjá, a mãe de todos os orixás. O Toque dos Artistas, segunda parte do evento, trouxe o grupo de rap cachoeirano Chama os Muleke. Composto por cinco rappers e um DJ, o grupo utilizou base gringa e apresentou músicas de composições autorais.

O outro artista da noite foi o carioca Elias Rosa, que já havia participado de outras edições da Quarta com o espetáculo Vassoureiro. Desta vez, o show Elias Rosa e os Jacksoul Bahia trouxe composições do próprio artista e misturou o soul com músicas do cantor paraibano Jackson do Pandeiro. A surpresa da noite foi a apresentação do rapper Leandro, que saiu da platéia para cantar com a banda e arrancou aplausos do público.

Rapper cachoeirano Leandro
Rapper cachoeirano Leandro

Realizado pela Comunidade do Tambor (COMTA), a Quarta dos Tambores chegou a 43 edições. O evento tem o objetivo de apoiar e valorizar as manifestações culturais de matriz africana. O encontro acontece em toda primeira quarta-feira do mês na Praça Teixeira de Freitas, no centro de Cachoeira. A próxima edição será no dia 3 de junho com apresentação de quadrilhas juninas, da banda Forroot’s e dos grupos de samba de roda Filhos de Maragogó, de Maragogipe e Filhos da Barragem, de Cachoeira.

Elias Rosa misturou Pandeiro com soul
Elias Rosa misturou Pandeiro com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *