Seminário de comunicação na UFRB discute o jornalismo na atualidade

Foto: Thainá Dayube Mesa de debate do dia 28/01 discutiu a comunicação digital
Foto: Thainá Dayube
Mesa de debate do dia 28/01 discutiu a comunicação digital

Tarcila Santana

 

Marcando o início das atividades acadêmicas do semestre 2014.2, o seminário Comunicação no Recôncavo: desafio e tendências, que aconteceu nos dias 27 e 28 de janeiro, promoveu o encontro entre estudantes e profissionais de diversos segmentos da área. O evento aconteceu no auditório do Centro de Artes Humanidade e Letras (CAHL), em Cachoeira,  e discutiu as exigências e desafios do mercado de trabalho tão amplo da comunicação.

Os palestrantes convidados foram o professor e jornalista, Jorge Ramos; a doutouranda em Comunicação da UFBA, Renata Cerqueira e o fotógrafo Flávio Krauss.

Entre os vários desafios da profissão estão a ética e a isenção. “O que forma a opinião pública é a informação correta, apurada com isenção”, ressaltou o jornalista Jorge Ramos. Sobre isso o fotógrafo Flávio Krauss evidenciou que a fotografia “é antes, durante e depois da captura” e o fotógrafo também tem responsabilidades éticas sob o seu conteúdo.

Renata Cerqueira, que atua em uma agência de comunicação e estratégia digital, afirmou a necessidade de formação e capacitação constante diante da velocidade tecnológica na qual estamos inseridos. Segundo ela, há uma enorme dificuldade em “estabelecer um laço com as pessoas cuja atenção está tão pulverizada”, devido a multiplicidade das tecnologias de informação as quais temos acesso hoje em dia.

Além disso, o debate contou com a participação dos ex-discentes Lorena Morais e Renato Luz, que compartilharam suas experiências profissionais no recôncavo, revelando  um pouco sobre seus processos de formação e descoberta pessoal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *