UFRB inaugura Hospital de Medicina Veterinária

O reitor Paulo Gabriel destacou a função humanizadora do HUMV
O reitor Paulo Gabriel destacou a função humanizadora do HUMV. Foto: Uilson Campos

Uilson Campos

Cruz das Almas – A inauguração do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) , da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ,aconteceu na manhã de sexta-feira (04/04), no campus de Cruz das Almas. A cerimônia contou com a presença de diretores de centros da UFRB, professores, estudantes e convidados.

A diretora do HUMV, Ana Paula Peixoto, destacou que a unidade atuará na área de clínica médica, garantindo a saúde e o bem-estar de várias espécies animais. O Hospital já está funcionando com atividades práticas dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia e Agronomia. “Esperamos, em 2015, contarmos aqui com a Residência em Medicina Veterinária”, disse Ana Paula.

O diretor da Escola de Zootecnia e Medicina Veterinária na UFBA, Antônio Ribeiro Filho, disse que o hospital é um importante instrumento que irá elevar a qualidade do ensino na área. A  presidente do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, Ana Elisa Fernandes, também destacou a importância da unidade para a UFRB: “Não podemos imaginar um curso de Medicina Veterinária sem a prática”.

Para o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB),  Eldes Lima Vieira, o Hospital terá a função social, além de formativa. “Nossa função é servir a comunidade, formando de maneira qualificada nossos estudantes”, disse.

O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, chamou a atenção para os que serão beneficiados pelos serviços no HUMV: os animais. “Sempre digo que quando a gente pensa em construir um mundo sustentável, temos que pensar que somos nós, seres humanos, que seremos responsáveis por isso. Muito da relação entre uma sociedade e os animais reflete nossa forma de nos relacionarmos com o mundo.  A sustentabilidade é feita com pessoas e com todos os outros agentes”, disse o reitor.

O HUMV conta com centros cirúrgicos, sala de necropsia e internamentos, ambulatórios para animais de pequeno, médio e grande porte, laboratórios de diagnóstico, além setores de suporte, como recepção, farmácia, lavanderia, central de esterilização, refeitório e auditório com capacidade para 90 pessoas.

Estudantes do CCAAB farão estágios no Hospital. Foto: Uilson Campos
Estudantes do CCAAB farão estágios no Hospital. Foto: Uilson Campos

“Antes, o estudante de Veterinária da UFRB tinha que viajar para Salvador ou até para outros estados para adquirir a prática. Agora vamos poder fazer os estágios aqui mesmo”, comentou Caíque Gonçalves, estudante do segundo semestre de Medicina Veterinária da UFRB.

Para Gabriela Viana, a vivência no HUMV será o diferencial em sua formação.   “Quando formos para o mercado de trabalho, vamos já ter uma bagagem muito boa. Embora ainda tenhamos fragilidades, como qualquer outro curso em qualquer outro lugar, temos professores qualificados e agora esse hospital para que a gente possa aplicar na prática o que aprendemos na teoria”, disse a estudante do segundo semestre de Veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *