Disciplina e poder: breves considerações sobre a questão do corpo na filosofia de Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i1.1029

Palavras-chave:

Corpo; Clínica; Michel Foucault; Medicina.

Resumo

 

Este artigo tem por finalidade apresentar alguns aspectos relacionados à questão do corpo na filosofia de Michel Foucault. Para isso, a nossa investigação se dará em dois momentos: no primeiro momento analisaremos a relação do corpo com a medicina para percebermos como a visão deste saber sobre o corpo se modificou a partir do século XVII, veremos que há uma relação entre o olhar médico e o corpo em si. O segundo momento será dedicado a uma explicitação acerca da relação entre poder e corpo; será possível notar que as práticas subjetivas são determinadas a partir de dispositivos culturais próprios de uma realidade cultural. No esteio disso, o poder disciplinar, que tem o seu ideal no panóptico, foi elemento preponderante para o projeto de domesticação dos corpos. Enfim, não é possível afirmar uma teoria sobre o corpo, no pensamento do filósofo francês, pois a sua investigação traz à tona a complexidade das estruturas culturais que determinam as diversas percepções a respeito desse corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Sousa Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR); Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Curitiba – PR, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), União da Vitória – PR, Brasil.

Leonardo Nunes Camargo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Curitiba- PR, Brasil.

Referências

FONSECA, Ângela Couto Machado. Poder e corpo em Foucault: qual corpo? Fortaleza, Nomos, v.35, 2015, p.13-31.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos: estratégia, poder-saber. Tradução Vera Lucia Avelar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Tradução Raquel Ramalhete. 23ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

RODRIGUES, Sérgio Murilo. A relação entre o corpo e o poder em Michel Foucault. Belo Horizonte, Psicologia em Revista, v.9, n.13, jun. 2003, p. 109-124.

SILVA, Marcos Vinícius Paim da. Controle e normalização: Michel Foucault e a relação entre corpo e poder. Salvador, Domus On Line (FBB), v. 3, 2008, p. 87-98.

YAZBEK, André Constantino. 10 lições sobre Foucault. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

COSTA, Leandro Sousa; CAMARGO, Leonardo Nunes. Disciplina e poder: breves considerações sobre a questão do corpo na filosofia de Michel Foucault. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 127–138, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i1.1029. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1029. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos