Do “Tractatus” às “Observações filosóficas”: reflexões sobre a natureza da filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i2.1140

Palavras-chave:

Wittgenstein; Russell; Tractatus; Observações Filosóficas.

Resumo

No presente artigo, analiso a concepção de Wittgenstein sobre a natureza e a função da filosofia, discutindo o seu método deflacionista para o tratamento dos problemas filosóficos. Apresento os motivos pelos quais Wittgenstein teria compreendido a filosofia não como uma atividade descritiva, mas como uma atividade elucidativa, cujo propósito central seria dissolver os problemas filosóficos por meio da análise lógica (e/ou lógico-fenomenológica). Para cumprir este propósito, divido o artigo em três seções, nas quais discuto o pensamento de Wittgenstein a partir do Tractatus Logico-philosophicus (1921), de Some Remarks on Logical Form (1929) e das Philosophical Remarks (de 1929-1930), respectivamente. Nesse percurso, apresento a crítica de Wittgenstein à possibilidade de interpretar a filosofia como uma disciplina que, assim como a ciência, seja capaz de oferecer uma representação teórica sobre algum domínio de objetos ou fatos. Posteriormente, analiso algumas mudanças em sua descrição da atividade filosófica, mostrando que, até o início do período intermediário de sua filosofia, Wittgenstein mantém inalterada a ideia de que a função da filosofia seria a de estabelecer a distinção entre problemas teóricos reais (solucionáveis) e pseudoproblemas filosóficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acríssio Luiz Gonçalves, Centro Universitário Una (UNA); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil. Professor do Centro Universitário Una (UNA), Belo Horizonte – MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

GONÇALVES, Acríssio Luiz. Do “Tractatus” às “Observações filosóficas”: reflexões sobre a natureza da filosofia. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 182–193, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i2.1140. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1140. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos