Marx, Engels e o movimento dos trabalhadores nos EUA: um contributo para a compreensão da conceção materialista da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i2.1148

Palavras-chave:

Dogmatismo; Partido (Partido Socialista do Trabalho Germano-americano); Prática; Sectarismo; Teoria.

Resumo

No presente artigo procuramos recuperar a reflexão de Karl Marx e Friedrich Engels acerca do movimento dos trabalhadores estado-unidense do seu tempo, sobretudo no que ao papel dos socialistas dirá respeito. É nosso entendimento que esta reflexão contribui, apesar de pouco explorada, para a compreensão da conceção de ambos – a conceção materialista da história –, não porque tenha contribuído para a sua elaboração mais acabada, mas por via do exercício que os autores fizeram desta quando analisaram o que se passava do outro lado do Atlântico. A reflexão destes dois autores pode ainda ser, além de questões meramente teóricas, bastante atual – daí o enfoque nas questões de estratégia político-partidária –, pois que os partidos que se reclamam da classe trabalhadora hoje são, apesar de tudo, bem mais do que na segunda metade do século XIX, mas, por outro lado, bem menos expressivos do que na segunda metade do século XX. Trata-se, em rigor, de um de vários contributos particulares da conceção dos dois autores alemães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Rocha Antunes, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL)

Doutorando em Filosofia Política Contemporânea pelo Programa de pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), Lisboa - Portugal. Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), apoiado pelo orçamento comunitário através do FSE. Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL), integrado no Grupo de investigação PRAXIS e Núcleo de Estudos Políticos da Universidade de Lisboa (nepUL). Membro do Grupo de Estudos Marxistas (GEM).

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

ANTUNES, Paulo Fernando Rocha. Marx, Engels e o movimento dos trabalhadores nos EUA: um contributo para a compreensão da conceção materialista da história. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 51–70, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i2.1148. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1148. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos