Na prática envolvente das semelhanças, o mundo renascentista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1214

Palavras-chave:

figuras da similitude; círculo; ordem do saber; mundo ordenado

Resumo

Este artigo busca voltar-se ao corpus do saber do século XVI, época compreendida como a Era das similitudes, segundo leitura de Michel Foucault. Interessa-nos a aproximação da ordem prática do período - rica em sinais e grafias - a fim de determo-nos em sua devida concepção de mundo - rica em simbologia. Nesta análise, o mundo renascentista estará envolto a uma intensificação do exercício de ordenamento, regido por formas segundo as quais as semelhanças se dão a conhecer: as chamadas figuras das similitudes - signatura, convenientia, aemulatio, analogia e simpatia. Além disso, aderente a um fundo de configuração geral, será enfatizado a noção de círculo como referencial figurativo cabível ao entendimento do espaço geral do saber renascentista. Da noção de círculo remeteremos à prática de circulação das similitudes, e através disso, indicaremos um mundo renascentista decifrado ou interpretado segundo uma rede esgotável, no limite das próprias órbitas circulares emanadas do ajustamento de semelhanças. Na prática, o uso de uma marcação simbólica - inclusive, extensa à dimensão cósmica – possibilita-nos a visualizar um arranjo do como, mediante ordenamento do saber, são promovidas certas disposições “entre” e “para” as coisas e pessoas no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton César Arthur, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP, Brasil. Professor da Área de Filosofia da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba – SP, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Michel Foucault da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

ARTHUR, Nilton César. Na prática envolvente das semelhanças, o mundo renascentista. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 1–11, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1214. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1214. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos