Guerra e paz: uma abordagem jurídico-filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1215

Palavras-chave:

Direito Internacional Público; Guerra; Paz; Normatividade; Kant.

Resumo

O debate contemporâneo nas teoria das relações internacionais é marcado por duas perspectivas: de um lado a  perspectiva do realismo político que concebe a paz como um ideal inacessível e a guerra como meio necessário para a aquisição e manutenção do poder; e de outro lado a perspectiva do normativismo ou idealismo que pensa o fim (telos) das relações internacionais para além dos conflitos de interesse e da luta por poder. A primeira perspectiva trata as relações internacionais em nível do ser (daquilo que é), a segunda em nível do dever ser (nível normativo). Tendo em vista esse cenário, a nossa ideia neste artigo consiste em abordar o problema da guerra e da paz a partir de um estudo interdisciplinar mediante contribuições do Direito Internacional Público e da Filosofia de Kant. Num primeiro momento analisaremos o paradoxo da guerra, em seguida o papel do Direito Internacional Público para a problemática da paz, e por último as contribuições de Kant para a redefinição normativa do direito internacional a partir do seu projeto republicano da liga de paz (foedus pacificum).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jozivan Guedes de Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS, Brasil. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI, Brasil.

Cleide Calgaro, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo – RS, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Direito na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS, Brasil.

Gabriel Dall’agnol Debarba, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Acadêmico do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS, Brasil. Membro do grupo de pesquisa Metamorfose Jurídica na condição de bolsista BIC/CNPq.

Referências

ACCIOLY, Hildebrando. Manual de Direito Internacional Público. São Paulo: Saraiva, 2011.

ARON, Raymond. Paz e guerra entre as nações. Trad. S. Bath. SP: Martins Fontes, 2018.

BRASIL. STF. RECURSO EXTRAORDINÁRIO 578.543. <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=630068>. Acesso em: 26 fev. 2019.

BOBBIO, Norberto. Direito e Estado no Pensamento de Emmanuel Kant. São Paulo: Mandarim, 2000.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier: 2004.

BOBBIO, Norberto. Problema da Guerra e as vias da Paz. São Paulo: UNESP, 2003.

GUEDES DE LIMA, Francisco Jozivan. A teoria kantiana das relações internacionais: pressupostos morais, jurídicos e políticos. Porto Alegre: Editora Fi, 2015.

HASNAS, John. The Myth of the Rule of Law. In: Wisconsin Law Review, n. 199 (1995). Disponível em: <http://faculty.msb.edu/hasnasj/GTWebSite/MythWeb.htm>. Acessado em: 19 fev. 2019.

HEGEL, G.W.F. Introdução à História da Filosofia. Lisboa: EDIÇÕES 70, 2006.

JUSBRASIL. Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 1480 DF. Disponível em: < https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/14819932/acao-direta-de-inconstitucionalidade-adi-1480-df-stf>. Acessado em: 19 fev. 2019.

KALBERG. Stephen. Max Weber: Uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

KANT, Immanuel. A Paz Perpétua e Outros Opúsculos. Lisboa: EDIÇÕES 70, 2009.

KELSEN, Hans. A paz pelo direito. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

MELLO, Celso de. Curso de Direito Internacional Público.V.2. São Paulo: Renovar. 2004

NOUR, Soraya. À paz perpétua de Kant: filosofia do direito e das relações internacionais. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

PORTELA, Paulo Henrique G. Direito Internacional Público e Privado. Bahia: Editora Juspodivm, 2018.

REZEK, Francisco. Direito Internacional Público: curso elementar. Bahia: Editora Juspodivm, 2007.

WALTZ Kenneth N. Nuclear Balancing Would Mean Stability. Disponível em: <https://www.foreignaffairs.com/articles/iran/2012-06-15/why-iran-should-get-bomb>. Acessado em: 19 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

GUEDES DE LIMA, Francisco Jozivan; CALGARO, Cleide; DEBARBA, Gabriel Dall’agnol. Guerra e paz: uma abordagem jurídico-filosófica. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 115–129, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1215. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1215. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos