Intercursos entre a psicologia genética e a ética do discurso de Jürgen Habermas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1222

Palavras-chave:

Psicologia do desenvolvimento; Ética do Discurso; Psicologia Genética.

Resumo

Neste artigo visa-se demarcar os intercursos da ética do discurso de Habermas e da psicologia genética de Lawrence Kohlberg. Se, por um lado, para o filósofo alemão a sua proposta ética pode contribuir para suprir os déficits da psicologia genética em relação ao desenvolvimento moral, por outro lado, a ética do discurso se apoia nas pesquisas empíricas realizadas pelos teóricos da psicologia e, com isso, reforçam a tese da universalidade ética defendida por Habermas e Carl Otto-Apel. No entanto, há limites na demarcação da filosofia e da psicologia por se tratar de campos nos quais as metodologias não se identificam e por assumirem perspectivas epistemológicas distintas, descritiva para a psicologia do desenvolvimento e prescritiva para a ética do discurso. Ainda assim, a filosofia de Habermas pretende estabelecer uma relação com campos distintos de saberes, a partir dos quais garante a interdisciplinaridade e a abertura para o diálogo constante entre saberes diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Romulo Alves Diniz, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Faculdade Luciano Feijão (FLF)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB, Brasil. Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE, Brasil e da Faculdade Luciano Feijão (FLF), Sobral – CE, Brasil.

Carlos Henrique de Aragão Cavalcante, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE, Brasil. 

Referências

BATAGLIA, P. U. R., MORAIS, A. & LEPRE, R. M. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. In: Estudos de Psicologia, 15(1), Janeiro-Abril/2010, 25-32.

HABERMAS, Jürgen. Moralbewusstsein und kommunikatives Handel. Frankfurt Am Main: Suhrkamp, 2006.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Flávio B. Siebeneichler, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. La teoria critica de Jürgen Habermas. Madrid: Tecnos, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la accion comunicativa, complemientos y estúdios prévios. Tradução espanhola de Manuel Redondo, Madrid: Cátedra,1989.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de La acción comunicativa. Tradução espanhola de Manuel Redondo Madrid: Taurus, 1987a. Vol. I & II.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento Pós-metafísico. Tradução de Flávio B. Siebeneichler, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

KANT, Immanuel. A fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução brasileira de Guido Antônio de Almeida, São Paulo: Discurso Editorial, 2009. Col. Philosophia.

KOHLBERG, Lawrence & COLBY, Anne et all. The measurement of moral judgement. London: Cambridge University Press, 1987. Vol I e II.

KOHLBERG, Lawrence. Moral stages: a current formulation and a response to critics. New York: S. Karger, 1983.

LARMORE, C. Modernité et Morale. Paris: Presses Universitaires de France:1993.

McCARTHY, Thommas. The critical theory of Jürgen Habermas. Cambridge: Polity Press, 1984.

NOBRE Marcos. & REPA, Luiz. Habermas e a reconstrução. São Paulo: Papirus, 2012.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. Tradução brasileira de Elzon Lenardon, S. Paulo: Summus, 1994,

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Tradução de Almiro Pisetta, Lenita M. R. Esteves, São Paulo: Martins Fontes, 2008.

WHITE, Stephen K. Razão, justiça e modernidade.Tradução brasileira de Márcio Pugliesi, São Paulo: Icone, 1995.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

ALVES DINIZ, Francisco Romulo; ARAGÃO CAVALCANTE, Carlos Henrique de. Intercursos entre a psicologia genética e a ética do discurso de Jürgen Habermas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 166–176, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1222. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1222. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos